Mais
×

Como conseguir o histórico escolar do Ensino Médio

O histórico escolar do Ensino Médio é um dos documentos mais importantes da vida escolar de um cidadão. Ele comprova o cumprimento desse nível escolar e contém as notas de todas as matérias concluídas durante os anos de estudo do aluno. O documento também é usado para o ingresso de universidades brasileiras, além de cumprir o papel de certificado para as empresas que pedem esse nível de escolaridade. Veja diferentes maneiras de conseguir o histórico escolar do Ensino Médio, tenha você completado os estudos ou não.

Instruções

O documento é usado para o ingresso de universidades (moodboard/moodboard/Getty Images)

    Ensino Médio concluído

  1. Se você já concluiu o ensino médio, é seu direito obter quantas vias sejam necessárias junto à secretaria da escola onde você completou os estudos. Alguns colégios cobram taxas, mas isso estará explicitamente contemplado no contrato. Se a sua escola foi extinta, o acervo é encaminhado para a Diretoria de Ensino a qual ela era vinculada. Para saber onde se dirigir, entre em contato com a central de atendimento da Secretaria de Educação do estado em que você concluiu os estudos.

  2. Algumas instituições possuem serviços online e essa pode ser uma boa opção se você não mora mais na cidade onde terminou o Ensino Médio. Procure o site da sua antiga escola e confira se o serviço é disponibilizado.

  3. Via correios. Essa também é mais uma opção a ser considerada caso você não more mais na cidade onde concluiu os estudos. Procure saber junto à escola quais os procedimentos que você deverá cumprir para obter o seu histórico escolar via correios. Algumas instituições pedem que envie um representante munido de uma procuração assinada por você ou por seu responsável legal.

    Se você ainda não concluiu o Ensino Médio

  1. No Brasil, é possível comprovar a conclusão do Ensino Médio de formas diferentes. O Enem poderá ser utilizado para obtenção do certificado desse nível escolar desde que você escolha essa opção no ato da inscrição. Para conseguir o documento, você deve obter ao menos 400 pontos em cada uma das quatro áreas da prova e 500 pontos na redação. Com a nota obtida no ENEM, o estudante poderá requerer o diploma do Ensino Médio e, de acordo com resultado, poderá tentar uma vaga nas universidades e também se candidatar a empregos que exijam esse nível de escolaridade.

  2. Os exames supletivos, também conhecidos como exames de massa, também é uma opção. Eles são oferecidos duas vezes ao ano: em julho e dezembro. As inscrições são realizadas, geralmente, nos meses de abril e setembro. Para se submeter aos exames, os candidatos poderão se matricular em cursos preparatórios ou estudarem sozinhos. A conclusão do exame e as notas valem como certificado e histórico do Ensino Médio.

  3. Uma outra opção é assistindo o Telecurso, um sistema educação à distância que consiste em tele aulas. O programa é exibido nos canais: Rede Globo, TV Cultura, Canal Futura, TV Aparecida e Rede Vida. As aulas têm duração de aproximadamente 15 minutos e podem ser assistidas em qualquer local. Também são disponibilizados materiais didáticos para cada disciplina. As avaliações ocorrem duas vezes por ano e as inscrições podem ser feitas pela internet. A conclusão da avaliação comprova a conclusão do Ensino Médio e também serve como histórico escolar.

Dicas

  • Mantenha seus documentos organizados e em locais protegidos do sol e da umidade. Faça cópias dos documentos mais importantes.

Aviso

  • Nunca entregue um documento original a terceiros. Use cópias autenticadas no lugar dos originais.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article