Como conseguir novos inimigos em "Game Maker"

Escrito por brian hagan | Traduzido por fernanda m. blauvelt
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Como conseguir novos inimigos em "Game Maker"
Os inimigos ajudam a aumentar o desafio e fornecem uma boa condição de "perder" o jogo (game over image by Marvin Gerste from Fotolia.com)

Os jogos não são muito divertidos se você tiver apenas um inimigo, e não é possível programar manualmente a criação de cada um no seu jogo. A solução, então, é automatizar o processo colocando o programa para criá-los por você, o que chamamos de "spawning instances" (aparecimento de instâncias). Para gerar inimigos em "Game Maker", você precisará de um objeto controlador que será colocado em cada lugar que se deseja que eles apareçam.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Inimigos que você quer gerar

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Instruções

  1. 1

    Crie um novo objeto chamado "obj_enemyTimer". Esse objeto não terá uma imagem associada a ele.

  2. 2

    Clique em "Adicionar evento" e selecione "Criar". Com esse evento destacado, clique e arraste o ícone "Programar alarme" da aba "Main2" para a janela "Actions". Uma nova janela irá surgir. Entre com o tempo que você quiser que o jogo espere antes de gerar o primeiro inimigo. Ele é medido em passos; há trinta passos para o segundo. Se você desejar um tempo aleatório, digite "random([time])", onde "[time]" é o período máximo de espera nos passos. Note que o campo "in alarm no:" está programado para o valor padrão de Alarme 0. Você pode mudar, se quiser. Pressione "Ok".

  3. 3

    Pressione "Adicionar evento" novamente e selecione "Alarme" e "Alarme 0". Clique e arraste um outro ícone de "Programar alarme" para a janela "Actions" e entre com os valores do passo anterior. Faça o mesmo com o ícone "Criar Instance" da aba "Main1". Escolha o inimigo que você quiser gerar no menu "Objeto" e entre com as coordenadas X e Y para o local em que ele aparecerá. Clique "Ok".

  4. 4

    Abra o quarto em que você quer que os inimigos apareçam. Clique e arraste o "obj_enemyTimer" da lista de objetos do lado esquerdo da tela para o local. Um círculo pequeno com um "?" irá aparecer, indicando que o objeto está lá, mas não possui uma imagem. O círculo não será visível quando você estiver jogando.

Dicas & Advertências

  • Você pode usar alarmes múltiplos no mesmo objeto para controlar a geração de inimigos diferentes. Use a função random() nos parâmetros de tempo e as coordenadas do objeto X e Y para deixar seu jogo um pouco menos previsível.

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