×
Loading ...

Como conseguir visualização de tela inteira do DOSBox

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O DOSbox permite que os usuários utilizem jogos desenvolvidos originalmente para MS-DOS em computadores que operam novas versões do Windows. A tela do DOSbox abre automaticamente na resolução mais adequada para o jogo, mas em computadores novos, com monitores widescreen, a imagem pode aparecer esticada. Você pode alterar a resolução entre os modos de tela inteira e visualização normal, editando um arquivo de configuração.

Instruções

Você pode alterar a resolução da tela do DOSbox tanto para o modo tela cheia quanto tela normal editando um arquivo de configuração (Patrick Ryan/Lifesize/Getty Images)
  1. Clique no botão "Iniciar" na barra de tarefas do Windows e, no campo de pesquisa, digite "dosbox.conf".

    Loading...
  2. Clique "Veja mais resultados" e, então, clique em "Computador". Espere o arquivo "dosbox.conf" aparecer na janela.

  3. Clique com o botão direito no arquivo e, então, clique em "Abrir com.." e selecione "Bloco de notas".

  4. Localize as linhas "fullresolution=" e "windowresolution=" no arquivo. O primeiro controla a resolução da tela no modo tela cheia e o segundo controla a resolução em modo normal. Na parte depois do sinal "=" deve constar uma resolução ou as palavras "Original" ou "Desktop".

  5. Altere a parte depois do sinal "=" para a resolução de sua preferência. Se estiver alterando para uma resolução específica, o primeiro número se refere à largura da tela, em pixels, e o segundo se refere à altura. Então, se quiser alterar resolução normal da janela DOSbos para widescreen, o formato correto seria "windowresolution=1366x768" para configurar em 1366 por 768 pixels. Se o seu monitor widescreen tem uma resolução diferente, utilize essa resolução para a entrada dos números.

  6. Clique em "Arquivo" e depois em "Salvar" para salvar suas mudanças.

Loading...

Dicas

  • É possível encontrar a resolução do seu monitor clicando com o botão direito em uma área vazia do desktop do Windows e, então, clicando em "Resolução da tela".
  • Alterne entre modo de tela cheia e modo widescreen pressionando as teclas "Alt" e "Enter" ao mesmo tempo.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...