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Conselhos para aliviar os sintomas da TPM

A alteração hormonal é a principal causa da TPM
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Introdução

O termo "TPM" ou tensão pré-menstrual é usado para explicar uma variedade de sintomas e sensações experimentadas por 3 em cada 4 mulheres durante os dias que antecedem a menstruação. O grau de desconforto varia e sua origem pode ser tanto física quanto psicológica, desencadeando sintomas como dor de cabeça, retenção de líquidos e inchaço, fraqueza, falta de concentração, irritabilidade e mudança de humor. A principal causa da TPM é uma alteração no equilíbrio hormonal feminino, criando acúmulo de sal e água no organismo, além da redução de progesterona -- hormônio que prepara o útero para receber o óvulo fertilizado. Veja alguns conselhos para aliviar o desconforto durante este período.

Evitar o acúmulo de funções é essencial durante a TPM
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Evite o acúmulo de funções

É essencial que a mulher estabeleça metas razoáveis enquanto passa pelo período de TPM. Evite o acúmulo de funções e seja tolerante consigo mesma, livrando-se de situações que levam ao estresse. As sensações de desconforto físico e desgaste emocional são tão comuns durante a tensão pré-menstrual que algumas mulheres ficam propensas a sofrer acidentes domésticos ou no carro enquanto estão dirigindo. Como precaução, é melhor evitar o trânsito pesado nesses dias. Ah! E não hesite em pedir a ajuda dos familiares nas tarefas de casa e a compreensão dos colegas no ambiente de trabalho. Desenvolva suas atividades rotineiras com tranquilidade, sem se sobrecarregar.

Evite o abuso de sal e bebidas alcoólicas
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Evite excesso de sal e bebidas alcoólicas

Um dos efeitos da TPM é a retenção de líquidos que provoca inchaço nas articulações, principalmente das pernas, gerando uma sensação de peso e desconforto. É recomendável reduzir o consumo de sal neste período, já que o mineral é um dos maiores responsáveis pela retenção de líquidos no organismo. Já a bebida alcoólica, apesar de parecer relaxante para o alívio da tensão pré-menstrual, produz efeitos mais nocivos do que agradáveis ao organismo, pois 'rouba' do corpo vitaminas e minerais essenciais para o bem-estar. Portanto, nada de abusar do álcool durante a TPM.

Cuidar da alimentação é essencial na TPM
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Cuide da sua alimentação

Cuidar da alimentação também é essencial durante a TPM. Fique atenta a alguns alimentos que podem agravar os sintomas: - Quem tem problemas de pele, deve evitar bebidas que contêm cafeína, pois esta substância reduz a capacidade do organismo de absorver nutrientes essenciais; - O consumo de alimentos que contêm gorduras saturadas dificulta a produção de ácidos graxos pelo organismo, o que agrava o desequilíbrio hormonal; - Para evitar o ganho de peso e a depressão, não exagere nos doces. A necessidade de açúcar pode ser suprida com a ingestão de vitaminas do complexo B e minerais como magnésio e cromo.

Utilize métodos de relaxamento
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Utilize métodos simples de relaxamento

Além de cuidar da alimentação, utilizar alguns métodos simples de relaxamento pode ajudar (e muito!) a aliviar a tensão pré-menstrual. Tome banhos quentes, demorados e relaxantes; passe minutos agradáveis em uma banheira -- de espuma, se possível; faça exercícios leves; assista a programas ou filmes e leia livros que contenham um enredo simples e tranquilo. Use roupas e calçados confortáveis durante o dia. Se você pratica Ioga, aproveite ao máximo os momentos de relaxamento e sintonia entre corpo e mente para aliviar o estresse e passar pela TPM com maior tranquilidade e equilíbrio.