Mais
×

Conselhos para iniciantes obesos em zumba

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A zumba é uma dança latinoamericana oferecida em muitas academias, mas que pode ser difícil para alunos obesos. De acordo com o Conselho Americano de Exercícios, pessoas obesas costumam não ter bons resultados em aulas de coreografias rápidas. Mesmo assim, caso goste de música latina e de dançar, não desista da zumba. É mais fácil continuar a praticar um exercício que o agrada.

A zumba inclui movimentos da salva, do chá-chá-chá e do merengue (omgimages/iStock/Getty Images)

Moderação

Conheça seus limites quando começar a malhar. As aulas de zumba costumam durar uma hora, sendo 45 minutos de dança e 15 minutos para o aquecimento e para encerramento. Quando começar, pode ser necessário fazer pausas se a respiração começar a ficar difícil. Caso sinta-se extremamente fatigado durante a aula, pare por cinco minutos. No início, faça somente metade da aula. Fale com o instrutor e avise que sairá na metade. Não se esqueça de desaquecer andando pelo prédio por alguns minutos e se alongando. Aumente o tempo das aulas e reduza o número de intervalos devagar. A maioria dos instrutores fará um ou dois intervalos durante uma aula para todos os alunos.

Fique confortável

Sendo obeso, alguns passos de zumba podem ser difíceis. Apresente-se ao professor antes da aula. Pergunte se ele pode dar instruções alternativas durante as aulas para os movimentos mais difíceis. A maioria dos professores passam movimentos alternativos ou pulos durante as aulas. Conforme praticar a zumba e seu corpo começar a mudar, você ficará mais confortável com esses movimentos.

Segurança

Sendo obeso, você pode não conseguir fazer todos os movimentos de uma aula de zumba. Não se force a tentar algo perigoso. Viradas rápidas e levantadas podem fazê-lo perder o equilíbrio. Caso não consiga completar um movimento, simplesmente dance parado no lugar por alguns segundos e reassuma de onde parou. Como todos estão aprendendo, errar um ou outro passo será algo comum.

Convide amigos

A maioria dos participantes de zumba afirmam que a aula é divertida. Convide outras pessoas para fazer as aulas. A amizade ajudará a mantê-lo motivado e focado no objetivo de entrar em forma. Vocês aprenderão a dançar juntos, o que o deixará mais confortável.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article