Mais
×

Consequências da fofoca

Atualizado em 17 abril, 2017

A fofoca, essencialmente aquela que aborda pessoas que não estão presentes, podem ser encontradas em todos os lugares, desde refeitórios escolares até as áreas em torno de bebedouros no escritório. Quase todo mundo é culpado de fofocar em algum momento de suas vidas, e, por vezes, a fofoca pode parecer uma diversão inofensiva. Ela pode, no entanto, ter consequências graves, não só para a vítima, mas também para os próprios fofoqueiros.

A fofoca pode prejudicar seriamente as amizades, ainda que pareça inofensiva no momento (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Dinâmicas de grupo fechado

A fofoca dentro de uma família ou em grupo de amizades próximas pode ter consequências positivas inicialmente para os fofoqueiros. Veicular a informação, especialmente de natureza sensível, para indivíduos próximos, pode ser um desabafo, e duas pessoas podem acabar aproximando-se ainda mais em virtude disso. No entanto, a fofoca pode trabalhar rapidamente para o lado oposto, e ambos os fofoqueiros podem distanciar-se da terceira pessoa. Em última análise, a dinâmica de um grupo de amizade ou unidade familiar pode ser alterada.

Amigos alienados

O problema com a fofoca é que ela tem o hábito de, eventualmente, chegar até os ouvidos da vítima. Isso pode ter consequências danosas se a vítima for um bom amigo dos fofoqueiros, já que ela se sente isolada e, então, afastada e alienada dos seus amigos. Depois de saber que está sendo assunto em uma fofoca, a vítima pode se sentir incapaz de confiar até mesmo em seus amigos mais próximos, e acreditar que tudo o que compartilhar, no futuro, pode ser transmitido aos outros contra a vontade dela.

Mágoa

A fofoca é frequentemente negativa por natureza, ou então exagera a verdade de alguma forma. O resultado é que, quando a vítima da fofoca descobre o que as pessoas têm dito sobre ela, fica magoada, não só pelo que foi dito e pelas mentiras que foram ditas, mas pelo fato de que as pessoas acham que é aceitável espalhar tais rumores sem pensar em seus sentimentos. O dano emocional feito pela fofoca pode ser difícil de curar, e pode afetar a autoestima de um indivíduo. A fofoca também pode ter um efeito duradouro sobre a reputação de um indivíduo, mesmo que seja totalmente falsa, já que muitas vezes as pessoas estão dispostas a acreditar em rumores, em vez de descobrir a verdade por si mesmas.

No local de trabalho

A fofoca pode danificar as carreiras profissionais dos fofoqueiros e da vítima da fofoca. Se as fofocas foram descobertas, isso pode levar a repercussões em sua vida profissional. Os colegas podem deixar de confiar neles, enquanto que os patrões podem fazer uma imagem ruim da vitima e negar oportunidades, como bônus e chances de promoção. Em última análise, a fofoca cria uma atmosfera de desconfiança e dúvida no local de trabalho.

Inocentes são atingidos

Quando os fofoqueiros divulgam informações, eles muitas vezes o fazem sem descanso, pouco se importando se um indivíduo quer ouvir qualquer que seja o rumor que está sendo repassado. Embora tecnicamente nem todo mundo que ouve a fofoca seja cúmplice de sua propagação, mais tarde pode ser difícil determinar exatamente quem começou um boato. O resultado é que mesmo pessoas inocentes podem arcar com as consequências negativas da fofoca.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article