Consequências da ingestão de joias

Escrito por erin watson-price | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Consequências da ingestão de joias
Vá imediatamente para o pronto-socorro se a vítima não consegue respirar (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

As crianças de três anos de idade ou mais novas experienciam o mundo através da boca. Objetos pequenos e brilhantes, como joias, são fascinantes e fáceis de engolir. Os adultos podem engolir acidentalmente uma ou ambas partes de um piercing de língua enquanto dormem ou comem, e a tarracha solta de um piercing no nariz pode ser inalada para dentro da garganta. Geralmente, objetos pequenos e lisos com menos de um centímetro de diâmetro e seis centímetros de comprimento, passarão pelo estômago e intestinos com pouca ou nenhuma dificuldade. No entanto, objetos maiores ou com pontas afiadas arranharão ou ficarão presos, causando problemas médicos significantes e exigindo intervenção médica.

Outras pessoas estão lendo

Asfixia

A consequência mais óbvia de ingerir joias é a asfixia. Objetos pequenos como brincos, piercings de nariz e língua, podem passar diretamente pela garganta para o estômago com pouca ou nenhuma complicação. No entanto, anéis giram no esôfago e ficarem presos, especialmente em crianças pequenas. Colares e pulseiras que podem se compactar facilmente ou que possuam muitas partes podem entalar na garganta, restringindo o caminho do ar. Contanto que a criança ou adulto consiga tossir ou conversar, mantenha-o calmo até que a obstrução seja expelida ou engolida. Se a pessoa não puder respirar ou conversar, realize a manobra Heimlich e ligue para a emergência.

Envenenamento por chumbo

Fabricantes estrangeiros frequentemente incorporam PVC em bijuterias infantis para dar mais estabilidade. Essa é uma das maiores preocupações quando crianças ingerem bijuterias de plástico produzidas na China, Índia ou qualquer outro país em que as leis de fabricação são menos rigorosas. Se observar ou suspeitar que uma criança engoliu bijuterias de plástico, entre em contato com o pediatra imediatamente. Se a criança ficar muito lenta, começar a vomitar incontrolavelmente, reclamar de dores abdominais ou tiver perda de apetite súbita, esses são sintomas de envenenamento por chumbo. Leve a criança para a emergência imediatamente para uma avaliação mais extensa.

Danos na garganta e intestinos

Objetos afiados, como brincos e colares com pingentes pontudos, podem ficar presos no esôfago e possivelmente danificar as cordas vocais. Ao passar pelo estômago e intestinos, podem arrancar ou arranhar o revestimento interno, causando infecções e até mesmo perfurações. Sinais de danos no estômago ou intestinos incluem dores abdominais, vômito e vômito ou fezes com sangue. A maioria dos objetos, até mesmo os afiados, serão expelidos sem intervenção, e pode ser que o paciente seja mandado para casa após uma visita inicial à emergência com instruções para aguardar que o objeto saia. Se começar a sentir qualquer dos sintomas graves ou apresentar febre, retorne à emergência e consulte um médico.

O problema com joias magnéticas

Uma nova tendência nas joias são as miçangas imantadas. Além disso, algumas pessoas compram bijuterias com ímãs para tratar de dores e outras condições médicas. Engolir um ímã, a menos que cause desconforto, não é motivo de preocupação. Entretanto, se ingerir dois ou mais ímãs, vá imediatamente para a emergência, mesmo sem sentir desconforto. Os imãs possuem a capacidade de atrair duas partes separadas dos intestinos, causando obstrução, necrose dos tecidos e, por fim, uma perfuração. Remova-os antes que saiam do estômago para evitar cirurgia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível