Mais
×

Consequências do plágio para alunos universitários

Atualizado em 20 julho, 2017

Copiar o trabalho de alguém pode poupar tempo e esforço, mas isso pode custar caro, além de ser antiético. Além das implicações legais do plágio, há outras consequências para os alunos universitários. A evolução da tecnologia está ajudando os educadores a lutarem contra essa prática. Nem todo plágio é intencional, mas a ignorância sobre o que o constitui não é desculpa e não o protegerá contra as consequências do roubo intelectual.

Utilizar o trabalho de outra pessoa como sendo seu pode custar sua educação (dun cat - printer image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)

Plágio

O plágio pode vir em muitas formas. Copiar o trabalho de outra pessoa é plágio, assim como fazer que outra pessoa escreva o trabalho para você. Comprar um trabalho e submetê-lo como seu também é plágio. Todo o trabalho de fontes físicas a digitais necessitam da citação apropriada. Até usar partes de seu próprio trabalho pode ser considerado plágio se não for citado apropriadamente.

Detectando o plágio

Determinar quando o trabalho de um aluno é original costuma ser muito difícil e cansativo, ainda mais quando professores e assistentes têm que reconhecer frases que não foram citadas. A tecnologia digital facilita o plágio do trabalho de outros, entretanto, também ajuda a detectar essa prática. Existem sites que cruzam a referência de milhões de fontes, incluindo trabalhos de outros alunos.

Investigação

Entrar em contato com o chefe do departamento é o primeiro passo para investigar um plágio. Uma entrevista é conduzida pelo chefe do departamento e o professor. Durante a entrevista, o aluno é conscientizado sobre o plágio. Nesse encontro é determinado se o plágio foi intencional.

Consequências

Os alunos considerados culpados de plágio encaram muitas consequências. Nos Estados Unidos, os estudantes podem receber uma, ou algumas das punições a seguir: uma anotação incluída no arquivo do aluno, participar de um curso de integridade acadêmica, redução da nota do trabalho ou reprovação, redução na nota geral do curso, reprovar o curso, nota em transcrições oficiais, suspensão e expulsão. Algumas faculdades têm uma política de tolerância zero acerca do plágio e escolhem a expulsão daqueles que plagiam.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article