Mais
×

Consequências do uso de fones de ouvido

Existe uma variedade de tipos e estilos de fones de ouvido e, com cada um deles, também vem um nível diferente de perigo. Os grandes fones progrediram até os pequenos, que se encaixam dentro da orelha e não reduzem muito bem o ruído em torno de você, então você ouve o áudio que vem dele e os ruídos externos. Ouvir música nos fones de ouvido em um nível moderado é inofensivo, mas a maioria das pessoas tende a aumentar demais o volume ou utilizá-los em situações inapropriadas. As consequências do uso de fone de ouvido nestes casos são graves.

As consequências do uso de fones de ouvido podem ser sérias, especialmente do tipo auricular (headphones image by John Keith from Fotolia.com)

Perda auditiva induzida por ruídos

A audição diminuída em determinadas frequências é um dos primeiros sintomas de perda auditiva induzida por ruídos, que é o resultado da exposição a níveis perigosos de som. O uso de fones de ouvido, especialmente os atuais auriculares, que se encaixam dentro do ouvido perigosamente perto de seu tímpano e canal, pode contribuir para este tipo de perda auditiva, que é irreparável e piora ao longo do tempo. Os especialistas em audição sugerem que você abaixe o volume em seus fones de ouvido e siga a regra 60-60. Ouça música em 60 por cento do volume máximo por não mais do que 60 minutos por dia para reduzir o risco de perda auditiva induzida por ruídos.

Na estrada

Assim como falar em um celular pode fazer com que você fique desatento enquanto dirige, o uso de fones de ouvido na estrada pode distraí-lo e bloquear sons que você deve ouvir. Sirenes de emergência, como de ambulâncias e carros policiais ou buzinas para avisá-lo do perigo estão bloqueados por fones de ouvido quando você está dirigindo. Estes sons são cruciais para alertá-lo de potenciais perigos na estrada e não devem ser ignorados. O uso de fones de ouvido representa um risco para você como motorista, e veículos de emergência podem ser forçados a reduzir a velocidade para evitar bater em seu veículo, prejudicando assim o tempo de resposta a uma emergência que, em seguida, pode resultar na perda de vidas. Também pode resultar em prejuízo para os outros, pois você não está ciente de veículos ao seu redor.

Segurança no rabalho

Usar fones de ouvido no trabalho pode levar a danos e, possivelmente, a morte, pois muitos ambientes de trabalhos usam sinais ou alarmes para alertar os trabalhadores dos perigos, como veículos em movimento ou fogo. Ouvir música enquanto trabalha pode parecer uma forma inofensiva de passar um dia de trabalho, mas com o ruído externo bloqueado, você pode não ouvir alarmes ou perceber veículos ou pessoas em seu caminho. Por essa razão, muitos ambientes de trabalho proíbem o uso de fones de ouvido no trabalho.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article