Consertando pastilhas de vatímetro Bird

Escrito por gus stephens | Traduzido por ewerton lima
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Consertando pastilhas de vatímetro Bird
Vatímetros Bird usam elementos removíveis, chamados de "pastilhas", para definir uma faixa frequência e potência do medidor (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Operadores de rádio amador usam um vatímetro em linha Bird para sintonizar transmissores e amplificadores lineares para uma performance ótima medindo a energia da frequência de saída no cabo coaxial que leva à antena. O vatímetro é ajustado para uma faixa de frequência particular e para a potência do transmissor pelo uso de um elemento "plugável" substituível, conhecido como "pastilhas", que são instaladas no painel frontal da unidade. Uma seleção de pastilhas que cobrem várias faixas de frequência e saídas de potência representa um investimento substancial em relação ao custo do próprio vatímetro. Embora nem todos os defeitos em uma pastilha possam ser consertados pelo usuário, a opção de reparar certos tipos de falhas, como um diodo ou resistores queimados, pode lhe fazer economizar um bom dinheiro, em vez de fazer uma reposição.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Chave de fenda pequena
  • Multímetro
  • Ferro de solda e solda

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Remova o rótulo de metal fixado na parte da frente da pastilha para revelar a cabeça do parafuso. Se dois rebites protegendo o rótulo estiverem visíveis, eles podem ser erguidos para fora com uma chave de fenda pequena. Se o rótulo estiver colado na pastilha, remova-o invertendo a pastilha e mergulhando somente o rótulo em um solvente comercial para remover o adesivo e rótulo. De maneira alternativa, o rótulo de metal pode ser aterrado usando um serra rotatória manual com um rebolo abrasivo.

  2. 2

    Localize o furo de acesso de 0,125 cm do ajuste do parafuso do trimpot quando o rótulo de metal for removido. Plugue a pastilha no vatímetro Bird e tente ajustar o trimpot para uma leitura apropriada do multímetro. Se os resultados forem instáveis, a substituição do trimpot pode ser necessária, removendo a solda do trimpot original e instalando uma nova unidade para valores de ohm iguais. Se um ajuste simples do trimpot parece corrigir o problema e produzir resultados estáveis, remonte a unidade.

  3. 3

    Desparafuse a capa grande e remova a placa de cobertura. Dobre os cabos do trimpot para removê-lo ou dessoldá-lo. Remova a peça da fita isolante abaixo do trimpot.

  4. 4

    Remova os dois parafusos pequenos debaixo da fita isolante que protege a capa de isolante de plástico preta.

  5. 5

    Remova a capa isolante de plástico preta que monta o modulo eletrônico dentro do corpo da pastilha.

  6. 6

    Procure quaisquer fios soltos ou componentes quebrados que possam causar curtos-circuitos nas pastilhas eletrônicas.

  7. 7

    Verifique o diodo usando um ohmímetro. Substitua por um componente idêntico, caso necessário. Examine o resistor simples instalado e o capacitor para certificar-se de que não estão queimados e, caso necessário, substitua-os. Reaqueça as varias ligações soldadas para consertar quaisquer conexões intermitentes.

  8. 8

    Remonte a pastilha na ordem reversa de desmontagem. Observe o alinhamento correto do pino de orientação quando substituir os módulos eletrônicos - ele deve ser instalado dentro do corpo da pastilha em uma orientação particular. Certifique-se de substituir o pedaço de fita isolante debaixo dos cabos do trimpot. Não recoloque o rótulo de metal na cabeça da pastilha até o teste ter sido completado.

  9. 9

    Teste a pastilha no vatímetro e tente calibrá-lo girando o parafuso de ajuste do trimpot. Se os resultados forem satisfatórios, instale o rótulo de metal e encaixe os dois rebites no lugar ou cole outra vez o rótulo se assim estava.

  10. 10

    Compre uma nova pastilha caso a que tenha sido consertada não possa ser calibrada, ou estiver instável.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível