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Como consertar um alternador

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Consertar o alternador do seu veículo pode ser uma tarefa complicada, pois é necessário desmontar, consertar e remontar a peça no motor. Caso queira fazer isso você mesmo e economizar com o mecânico, continue lendo este artigo.

Instruções

O alternador é de vital importância para o bom funcionamento do veículo (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

    Desmonte o alternador

  1. Tome nota da posição "relógio" do alternador. Isto é, a maneira que ele fica alojado no motor, de frente para trás. Lembre dela quando for remontar o alternador.

  2. Separe a tampa traseira do anel, removendo os três parafusos passantes. Deixe o estator na parte traseira da carcaça. Retire a carcaça do rotor. Coloque o rotor em uma chave sextavada para remover a porca do eixo.

  3. Desmonte a tampa do anel do rotor. Pressione os pinos da proteção para fora. Retire a proteção. Corte as ligações conectadas aos terminais da ponte retificadora e retire o estator. Retire os pinos da tampa e retire a tampa.

  4. Retire as cintas para levantar o suporte de escova, a ponte do retificador e o regulador da tampa traseira. Desconecte-a.

    Repare e remonte o alternador

  1. Repare a ponte retificadora. O retificador se estraga mais do que qualquer outro componente do alternador. Conecte um medidor de Ohms, em baixa escala, para dissipar o calor dos terminais da ponte. Então inverta as conexões. Se as leituras forem idênticas, troque a ponte retificadora.

  2. Limpe o suporte de escova com um pano seco e macio. Se as escovas estiverem muito danificadas, troque-as.

  3. Gire o rotor manualmente e limpe os anéis do coletor. Pressione um pano de polimento fino contra os anéis, enquanto eles giram.

  4. Empurre o exterior do rolamento para trocá-lo. Empurre até que ele deslize para o final da carcaça. Solde os conectores novamente como eram originalmente.

  5. Coloque as escovas limpas no porta escovas, prendendo-as. Use algum tipo de graxa de silicone ou térmica, na carcaça traseira sob a ponte retificadora, para dissipar o calor.

  6. Remonte todas as partes. Bata levemente na calha interior e exterior do rolamento posterior do anel do coletor, para juntar as duas tampas. Reponha os três parafusos passantes.

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