Mais
×

Como consertar assentos de cadeira de palha

Atualizado em 17 abril, 2017

Cadeiras com assento de palha, historicamente feitas com caniço, dão um toque rústico à sua casa. Se as suas cadeiras precisarem de reparos ou se você quiser reformar o assento, você pode fazer isso sozinho. Entretanto, esse processo consome tempo e é muitas vezes complicado, então prepare-se para passar uma longa tarde tecendo fibras grossas em volta dos pés da cadeira. Todo o trabalho vai valer a pena quando o móvel estiver pronto.

Instruções

Faça ou conserte o assento de uma cadeira de palha em casa (chair image by inacio pires from Fotolia.com)
  1. Corte os caniços deixando-os com 9 metros e umedeça-os. Não encharque-os, para que eles não fiquem difíceis de manusear.

  2. Em pé ou sentado, fique de frente para a cadeira. Seus joelhos devem estar na mesma altura de uma pessoa que estivesse sentada no móvel. Com uma taxa, fixe um caniço do lado esquerdo na parte da frente do assento e direcione-o ao pé do encosto da cadeira, de modo que a parte do caniço que está fixada ficará apontando para longe de você e as pontas soltas dos rolos de caniço estarão em sua direção.

  3. Puxe os caniços em sua direção, por cima da armação da frente do assento, por baixo dela dando uma laçada, por cima da parte esquerda da armação e depois por baixo com um laço. O caniço deverá envolver de uma vez a parte de frente e a parte esquerda da armação. Continue tecendo puxando o caniço por cima do lado direito da armação, envolvendo-o com um laço próximo ao lado direito na parte da frente e puxando-o por cima da armação perto da direita, para novamente formar um laço.

  4. Continue com o trabalho em sentido anti-horário fazendo os mesmos movimentos, sempre envolvendo o caniço por cima da armação oposta com um laço e depois laçando-o em volta da armação adjacente, formando ângulos retos nos cantos. Empurre o caniço apertado contra a vertente anterior com todas as linhas que você teceu ao redor do assento.

  5. Troque por um novo caniço quando necessário, fixando-o no interior da armação da cadeira como descrito no Passo 2. Proceda assim com os novos caniços.

  6. Continue tecendo até que assento esteja completo. Você terminará no centro. Complete o assento fixando a ponta final do caniço no seu interior e cortando os excessos.

  7. Dê acabamento com um verniz, que protege a palha, impedindo que ela desfie.

O que você precisa

  • Caniço
  • Água
  • Taxas
  • Martelo
  • Tesouras
  • Verniz
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article