Mais
×

Como consertar o barulho de um exaustor de banheiro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os exautores de banheiro são muito importantes para a saúde de uma casa. Eles ajudam a rapidamente retirar o excesso de umidade gerado nos banheiros, chuveiros e pias. A umidade facilita o desenvolvimento de mofo, que é perigosa a saúde humana. Ao longo do tempo, esse exaustor começa a se tornar barulhento. Pás sujas, motor ruim, parafusos frouxos e falta de lubrificação são os problemas mais comuns. Algumas vezes um pouco de manutenção pode economizar dinheiro e eliminar o problema do barulho ao mesmo tempo.

Instruções

Sempre realize a manutenção do exaustor do seu banheiro (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Desligue a energia do exaustor no quadro de energia principal.

  2. Remova a grade do exaustor usando a chave de fenda para empurrar as abas localizadas ao longo de cada lado do exaustor. Alguns modelos usam parafusos para prender a grade. Se for o caso, remova os parafusos para ter acesso ao exaustor.

  3. Limpe as pás do exaustor usando um pano úmido. Cheque todos os parafusos do exaustor para verificar se todos estão firmes. Se não estiverem, aperte-os.

  4. Lubrifique o eixo do motor usando WD40 ou óleo 3 em 1. Use apenas de uma a três gotas. Também verifique se o motor não está fazendo movimentos excessivos, pois isso significa que os rolamentos estão ruins. Neste caso o motor deverá ser substituído.

  5. Recoloque a grade do exaustor, religue a energia e teste o aparelho. Se ele ainda estiver fazendo muito barulho, todo o equipamento deverá ser substituído.

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Conjunto de chaves tipo catraca
  • WD40 ou óleo 3 em 1
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article