×
Loading ...

Como consertar uma batedeira da KitchenAid

Atualizado em 23 março, 2017

Este é um trabalho que suja muito, mas alguém precisa fazê-lo. Consertar você mesmo uma batedeira da KitchenAid poupará muito dinheiro e, também, fazer com que ela funcione como nova. Embora as versões mais recentes das batedeiras sejam mais suscetíveis à defeitos do que as antigas, elas podem ser consertadas facilmente com um pouco de cuidado e esforço (isso se ela não queimou completamente, claro). Afinal, as batedeiras da KitchenAid possuem uma reputação construída na confiabilidade.

Instruções

Você pode fazer com que a sua batedeira KitchenAid volte ao máximo desempenho (Food mixer image by Foto Factory from Fotolia.com)

    O eixo anexo

  1. Embale o plugue com um saquinho plástico e prenda-o com o elástico. Essa é apenas uma medida de segurança para evitar que a batedeira ligue acidentalmente ou que resíduos de graxa sujem o plugue.

    Loading...
  2. Remova o anel prateado que circula a caixa planetária. Com a chave de fenda pequena, remova o copo de gotejamento.

  3. Deite ou coloque a batedeira de cabeça para baixo. Isso lhe dará acesso ao parafuso que precisa ser removido em seguida. Para proteger o produto, forre uma toalha embaixo dele.

  4. Remova o pino que prende o conjunto da engrenagem planetária ao eixo central. Para isso, utilize uma ponta de 40 milímetros. Remova a tampa com o auxílio de duas chaves de fenda.

  5. Retire os cinco parafusos que estão no perímetro do conjunto planetário.

  6. Com uma chave Philips, remova os quatro parafusos que unem a base ao topo da batedeira. Note que, nos modelos em que a altura da tigela é regulável, a base precisa ser removida da porção superior para dar acesso aos dois parafusos traseiros.

  7. Na caixa de engrenagem, remova o bisel do eixo anexo. Verifique se ele está sem algum dente ou desgastado de alguma outra forma.

  8. Limpe a caixa de engrenagem e, antes de remontar a batedeira, coloque aproximadamente 170 g de graxa nova.

    O conjunto planetário

  1. Retire os três parafusos Philips que prendem a engrenagem sem-fim ao nicho superior. Erga a engrenagem.

  2. Verifique o eixo e o pinhão. No modelo K45SS, ele possui 11 dentes; já nos outros modelos (cuja altura da tigela é regulável), são 10.

  3. Remova o pino para que você possa recolocar a engrenagem, se necessário.

  4. Remonte a engrenagem sem-fim, o eixo e o pinhão, certificando-se de recolocar as arruelas onde elas estavam originalmente.

  5. Posicione o conjunto sem-fim e o suporte na caixa de engrenagem, certificando-se de que os dois pinos se encaixem na base. Aperte os três parafusos que prendem o suporte.

    Remontando a batedeira

  1. Reencaixe as partes superior e inferior da batedeira. Alinhe corretamente os pinos para que as partes se encaixem facilmente.

  2. Recoloque a engrenagem interna em sua caixa. Alinhe os pinos com os furos e aperte os cinco parafusos para prendê-la bem.

  3. Coloque graxa na área interna da engrenagem.

  4. Alinhe as duas metades superiores da batedeira e aperte os quatro parafusos.

  5. Remonte o planetário, mas, antes disso, engraxe levemente o eixo e todas as engrenagens. Posicione a caixa planetária remontada no sulco da batedeira, e em seguida, recoloque o pino e o copo de gotejamento.

Loading...

Dicas

  • Faça o download gratuito do manual de serviços da KitchenAid através do site <www.mendingshed.com>.
  • A graxa de rolamento pode ser comprada em lojas auto-peças por apenas R$ 8, e é muito mais econômica do que a graxa específica para eletrodomésticos.

O que você precisa

  • Saquinho plástico
  • Elástico
  • Chave de fenda pequena
  • Chave Philips
  • Alicate de ponta fina
  • Martelo de borracha
  • Graxa de rolamento
  • Martelo pequeno

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...