Como consertar uma bateria de ácido-chumbo selada de 6V

Escrito por stephen benham | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como consertar uma bateria de ácido-chumbo selada de 6V
Consertar uma bateria selada de ácido-chumbo é um pouco mais difícil do que uma bateria normal (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Fabricantes criaram a bateria de 6 volts, selada, de ácido-chumbo, como alternativa livre de manutenção e mais segura que as baterias de ácido-chumbo normais. O conceito da bateria selada é bom, até você suspeitar que o nível do fluido eletrolítico caiu. As baterias normais são fáceis de se completar: apenas remova a tampa das células e encha os reservatórios com água destilada. Se perceber que a bateria selada de ácido-chumbo não carrega adequadamente, existem algumas opções. Uma é conseguir uma substituição de graça, se estiver dentro do período de garantia. A outra é comprar uma outra bateria, se não estiver na garantia, ou quebrar os selos para verificar os níveis do fluído para ver se é possível consertá-la.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Óculos e luvas de proteção
  • Chave inglesa
  • Faca afiada
  • Chave de fenda
  • Água destilada
  • Carregador de bateria
  • Adesivo selante

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Coloque os óculos de proteção e luvas antes de tentar consertar a bateria. Você acessará os fluidos das células que contêm ácido sulfúrico.

  2. 2

    Desconecte o cabo preto negativo da bateria de 6 volts com uma chave inglesa. Isso garantirá que o fornecimento de energia elétrica ao veículo está totalmente isolado.

  3. 3

    Verifique uma placa selada de plástico colocada centralmente sobre a bateria, de um lado para o outro. Sob essa placa estão as três tampas das células. A placa geralmente possui uma etiqueta informando que, ao remover a placa, a garantia será invalidada. Então, prossiga somente se a bateria estiver fora do período de garantia.

  4. 4

    Rompa a placa de plástico. O método de conserto depende da maneira que estiver montada, então é necessário descobrir o jeito mais apropriado. A placa geralmente é presa utilizando um dos seguintes métodos: simplesmente uma fita adesiva forte sobre a parte superior ou presa no local com cola. Vá para o passo 5 se estiver presa com fita adesiva ou para o passo 6 se for o caso da cola.

  5. 5

    Utilize uma faca afiada para cortar a fita ao redor das juntas da placa até o gabinete principal da bateria. Utilize uma chave de fenda sob as bordas para erguer a placa e retirá-la. Remova a placa com os dedos para descobrir a tampa interna das três células.

  6. 6

    Utilize uma faca afiada e deslize-a muito cuidadosamente ao redor das bordas da placa para tentar quebrar a cola que sela o recipiente e a placa. Pode ser necessário repetir o procedimento várias vezes, mas a cada tentativa é possível notar que a faca entra mais profundamente entre o recipiente e a placa. Assim que a faca deslizar livre entre as duas superfícies, utilize a chave de fenda nos vãos feitos com a faca. Gire a lâmina da chave de modo a erguer a placa. Repita o processo em posições diferentes ao redor da placa e ela começará a soltar. É necessário ser paciente, pois pode levar algum tempo. Não faça muita força para não danificar a placa. Eventualmente ela sairá. Remova-a com os dedos para descobrir as tampas das três células internas.

  7. 7

    Utilize uma chave de fenda sob as tampas das células. Gire-a para soltá-las e remova as tampas com os dedos. Tente não quebrá-las durante o procedimento, pois serão necessárias substituições que não são fáceis de se encontrar.

  8. 8

    Verifique o nível dos fluidos, que precisam alcançar a marca limite do lado da célula. Despeje água destilada nas células até que atinjam o nível da marca. Não exceda esse valor, pois há necessidade de espaço para expansão.

  9. 9

    Prenda os cabos do carregador de bateria aos terminais dela. O cabo vermelho é preso ao terminal "+" e o preto ao terminal "-".

  10. 10

    Ajuste o carregador para carregar lentamente. O carregamento rápido não consertará a bateria. Ligue o carregador e deixe funcionar por no mínimo 12 horas; 18 horas é ainda melhor. Verifique a bateria após cerca de seis horas. Bolhas subindo até a superfície das três células é um bom sinal e significa que a bateria está carregando.

  11. 11

    Desligue o carregador após o tempo estimado. Remova os cabos dos terminais da bateria.

  12. 12

    Coloque um adesivo selante pequeno ao redor das bordas das tampas das três células. Pressione as tampas no lugar com os dedos. Coloque o adesivo selante ao redor da placa e ajuste-a na posição correta. Pressione-a para baixo firmemente com os dedos. Talvez seja mais fácil colocar um objeto pesado sobre a placa por um momento para segurá-la no lugar até que o adesivo seque.

  13. 13

    Reconecte o cabo preto da bateria ao terminal "-'. Utilize a chave inglesa para apertar a braçadeira.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível