Como consertar uma bateria de motocicleta que não recarrega

Escrito por w d adkins | Traduzido por deivid assis
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Como consertar uma bateria de motocicleta que não recarrega
Você mesmo pode recarregar a bateria de sua moto (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

As baterias de motocicleta são de ácido-chumbo e 6 volts. Elas são pequenas versões das baterias de 12 volts usadas em automóveis. Se você tem uma bateria de moto que não recarrega, o problema está normalmente na sulfatação. Isso ocorre quando uma bateria de ácido-chumbo é completamente descarregada, levando o enxofre do ácido da bateria a aderir-se às placas de chumbo no interior da mesma, bloqueando assim o fluxo de corrente elétrica. O enxofre também corrói as placas de chumbo, mas desde que a corrosão não seja grave, você pode consertar uma bateria de motocicleta que não aceita carga sem gastar um monte de dinheiro.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Óculos de segurança e luvas
  • Chave inglesa
  • Funil de plástico
  • Carregador de bateria
  • Sal de epsom
  • Água destilada

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Instruções

    Como consertar uma bateria de motocicleta que não recarrega

  1. 1

    Tome as devidas precauções de segurança. Uma bateria de moto contém ácido sulfúrico, que é extremamente tóxico e corrosivo. Use óculos e luvas e trabalhe apenas em uma área bem ventilada. Mantenha a bateria longe do fogo e sempre deixe-a esfriar até à temperatura ambiente antes de trabalhar com ela.

  2. 2

    Remova a bateria da moto. Você provavelmente vai precisar usar uma chave inglesa pequena para soltar os conectores da bateria. Retire as tampas pequenas de plástico no topo da bateria (chamadas de tampas de células) e drene o fluido completamente.

  3. 3

    Prepare uma solução de aproximadamente 225 gramas de sal de epsom (sulfato de magnésio) em um litro de água destilada (é muito mais fácil de dissolver o sal de epsom, se você, primeiro, aquecer a água até cerca de 55 graus celsius). Nunca use água de torneira em uma bateria, pois ela contém produtos químicos que podem danificar a bateria. Use um funil de plástico para encher cada célula da bateria com a solução. Quando cada célula estiver cheia, agite levemente a bateria para assegurar que a solução seja bem distribuída dentro do equipamento.

  4. 4

    Coloque a bateria em um carregador por gotejamento de seis volts, ou em um carregador com uma opção de carregamento lento. Não utilize uma taxa de carregamento regular como se fosse para uma bateria de automóvel. As baterias da motocicleta são muito menores, e uma corrente de carregamento poderosa irá danificá-las e poderá produzir gases inflamáveis. Comece com o carregador de bateria desligado, então ligue o fio positivo ao terminal positivo e o fio negativo ao terminal negativo. Retire as tampas das células durante o carregamento.

  5. 5

    Ligue o carregador de bateria na corrente baixa e deixe-a carregar durante a noite ou até o indicador mostrar que o carregamento está completo. Em seguida, desligue o carregador, retire os fios, e recoloque as tampas nas células. Reinstale a bateria na moto, certificando-se que os conectores estão seguros. A bateria deve funcionar normalmente agora.

Dicas & Advertências

  • Se você não usar a sua motocicleta por longos períodos, coloque a bateria dela em um carregador por gotejamento enquanto ela não estiver em uso para evitar que a mesma descarregue. Descarregar a bateria repetidamente causa danos às placas de chumbo, por conta de recarregamento constante. Você pode comprar um carregador por gotejamento solar, ou convencional, projetado para baterias de ácido-chumbo de seis volts por um menor custo que uma bateria nova.

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