Mais
×

Como consertar a corrente da bicicleta

Atualizado em 17 abril, 2017

É muito importante consertar a engrenagem dentada e a tensão da corrente, caso ela não pare de soltar do conjunto da bicicleta. Se isso for raro, não significa que sua bicicleta está em condições ruins -- a corrente algumas vezes se solta sem razão específica. No entanto, caso a corrente se solte com muita frequência, pode ser perigoso e é um sinal de que algo na bicicleta precisa de conserto. A conferência e ajustes regulares na engrenagem e na tensão da corrente ajudam a reduzir as chances que a corrente caia muito no futuro.

Instruções

Consertar a corrente solta da bicicleta é um trabalho relativamente simples (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Vire sua bicicleta de cabeça para baixo e posicione-a lateralmente no chão.

  2. Solte as porcas da parte traseira, que estão na lateral da engrenagem, com o auxílio de uma chave inglesa. As porcas não precisam ser completamente retiradas, elas só precisam estar soltas o suficientes para a roda girar livremente.

  3. Ajeite a roda da bicicleta para que ela fique alinhada com o meio do quadro. Se a roda está muito para a esquerda ou para a direita, as engrenagens não ficarão alinhadas adequadamente.

  4. Levemente puxe a roda da bicicleta para fora do quadro, longe da parte da frente. Teste a tensão da corrente segurando-a em sua mão e puxando-a para cima e para baixo. A corrente deve estar levemente justa. Se ela estiver muito solta, se soltará da engrenagem. Se ela estiver muito apertada, ela será barulhenta e terá muito atrito, o que deixará a bicicleta muito lenta. Quando você girar os pedais, não deve haver nenhum, ou quase nenhum, barulho.

  5. Aperte as porcas novamente e coloque a bicicleta de pé novamente.

Dicas

  • Algumas vezes no ano, aplique um pouco de óleo lubrificante na corrente, para que ela funcione corretamente.

O que você precisa

  • Chave inglesa
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article