×
Loading ...

Como consertar a parte de baixo de um biquíni

Seu traje de banho preferido está com uma ponta solta na base da perna. Não entre em pânico: conserte o traje e vista-o de novo em menos de 30 minutos. Essas peças são muito vulneráveis a esses defeitos, especialmente se forem usadas em piscinas ou em acampamentos que possuam superfícies irregulares e desuniformes ao sentar. Para ajudar a evitar isso, use uma canga ou outra cobertura quando não estiver na água nadando e leve um pequeno kit de costura para situações de emergência.

Instruções

As partes inferiores dos biquínis se prendem facilmente em superfícies ásperas (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  1. Retire o biquíni e vire-o do avesso. Use a tesoura de costura para cortar o excesso de linha. Remova quaisquer fios de elástico que possam estar saindo da bainha do traje.

    Loading...
  2. Puxe a bainha para dentro do traje para que ela combine com a costura do restante. Pelos trajes de banho serem feitos frequentemente de uma mistura de algodão ou poliéster e elastano, o tecido terá elasticidade; portanto, será preciso alfinetar ou alinhavar a bainha no lugar antes de costurar.

  3. É possível usar uma máquina de costura ou um overloque para cobrir a bainha. Se usar uma máquina de costura, verifique o manual para ver quais pontos lembram mais o ponto de cobertura, geralmente aqueles para costurar com malha, e ajuste sua máquina de acordo com isso. Se decidir usar um overloque, passe linha de poliéster na agulha dele e uma de nylon na laçadeira, de acordo com Diane Ellis, de "Sewing 4 Dummies" (Costura para novatos, em tradução livre). Escolha também um ponto de cobertura apropriado do seu manual e ajuste a máquina de acordo com isso.

  4. Posicione a parte inferior do biquíni na máquina de costura ou overloque usando as configurações adequadas e comece a costurar sobre a bainha alinhavada ou alfinetada. Remova os alfinetes à medida que se aproxima deles, para que uma agulha não se quebre por colidir com um acidentalmente. Prossiga por toda a volta da parte de baixo do biquíni até que tenha completado a bainha. Corte qualquer linha que estiver para fora do seu ponto de cobertura.

  5. Use uma agulha simples e linha se não tiver uma máquina de costura ou overloque disponível. Trabalhe a partir da bainha existente e faça arcos pequenos e uniformes no tecido, para reatá-la. Dê ponto por cima da sua primeira costura novamente para assegurar que os pontos estão firmes.

Loading...

Dicas

  • Puxe gentilmente a parte de baixo do biquíni antes de usar para ter certeza de que a bainha vai se manter no lugar.
  • Sempre leve um biquíni a mais quando for viajar, para o caso de ocorrer uma emergência.
  • É possível costurar o traje de banho molhado ou seco.

O que você precisa

  • Tesoura de costura
  • Alfinetes
  • Máquina de costura
  • Overloque
  • Linha de poliéster
  • Linha de nylon
  • Agulha

Referências

Loading ...
Loading ...