Contrabaixo é um instrumento propenso a danos, arranhões, rachaduras e outros danos no braço, ao transportá-lo, devido ao seu tamanho e à frágil construção. É possível tentar consertar o braço quebrado do instrumento utilizando parafusos e porcas, para segurar as peças no lugar, mas essas tentativas geralmente levam a tons prejudicados e fracasso na tentativa de reparo. A melhor maneira de consertar um braço seriamente danificado é substituindo-o.
Instruções
-
Remova as cordas do instrumento.
-
Derrame álcool na junção onde o braço se conecta ao corpo do contrabaixo, de modo a amolecer a cola. Com a marreta de borracha, bata na parte inferior do braço, para removê-lo.
-
Use um cinzel para limpar o encaixe na parte superior do corpo, onde o braço fica preso, removendo restos da madeira antiga, se necessário.
-
Substitua a madeira do encaixe com inserções, para que fique com o tamanho adequado para o novo braço. Cole as inserções e utilize a braçadeira, deixando secar por 24 horas.
-
Passe giz na extremidade do encaixe do novo braço e deslize-o para dentro do encaixe no corpo. Remova-o e procure por marcas de giz no encaixe do corpo do contrabaixo. Use o cinzel para nivelar o encaixe e a extremidade do braço até que fiquem cobertos de giz de maneira uniforme.
-
Cole a extremidade do braço ao corpo utilizando cola para madeira e fixe com uma braçadeira, por 24 horas.
-
Fixe o espelho ao braço com cola de madeira e prenda com braçadeiras por 24 horas.
-
Prenda as cravelhas à mão do braço e então coloque as cordas e o cavalete.