×
Loading ...

Como consertar um buraco em uma blusa de lã

Atualizado em 21 novembro, 2016

Quando você acha um buraco em uma blusa de lã, não significa que você deve jogá-la fora. Você pode consertá-la de várias maneiras, dependendo do tamanho e severidade do buraco. Se você não tem muita experiência com tricô, considere costurar um pedaço de pano sobre o buraco ou cobri-lo com um enfeite a ferro. Com um pouco mais de tempo e habilidade, entretanto, você pode fazer o buraco desaparecer.

Instruções

Um buraco não precisa significar a morte da sua blusa favorita (Stephen Schauer/Digital Vision/Getty Images)

    Enxertando e costurando

  1. Coloque a blusa esticada na sua estação de trabalho em sua frente. Coloque qualquer fio solto em torno do buraco para trás ou para dentro da blusa para tirá-lo do caminho enquanto você trabalha.

    Loading...
  2. Passe um pedaço de fio, que combine com a blusa, pela agulha grande, ou uma agulha de bordado. O fio pode vir com a blusa ou você terá que sair para comprar um que seja o mais próximo possível da cor da sua peça.

  3. Passe os fios pelos pontos expostos em torno das bordas do buraco. Para um buraco pequeno, puxe o fio para juntar os pontos, depois teça as extremidades pelo lado de dentro da blusa. Para um buraco maior vá para o Passo 4.

  4. Enxerta os pontos. Para fazer isso, teça de baixo para cima através do ponto inferior direito, então passe a agulha da direita para a esquerda pelo centro do ponto superior direito. Passe o fio pelo centro do ponto imediatamente à esquerda deste, de trás para frente. Traga a agulha de cima para baixo pelo centro do ponto direito inferior. Repita este passo da direita para a esquerda do buraco até que você tenha criado uma nova fileira de pontos para preencher o buraco.

  5. Teça os fios soltos no lado avesso da blusa, trabalhando por vários pontos para prendê-lo no lugar.

    Agulha de feltragem

  1. Coloque um bloco de espuma em baixo do buraco da blusa. Coloque-o de modo que o burato fique logo acima dele e para que ele proteja outras camadas da blusa.

  2. Coloque as bordas do buraco de modo a sobrepô-lo ligeiramente. Use uma agulha de feltragem para prender as camadas uma na outra. Para fazer isso, simplesmente empurre a agulha através das duas camadas da blusa e da espuma.

  3. Use uma segunda agulha de feltragem para empurrar as camadas de lã. Comece por uma extremidade do buraco e dê pequenos golpes com a agulha, para cima e para baixo repetidamente para feltrar as camadas da blusa. Repita o processo pelo comprimento do buraco até a outra extremidade para fechá-lo completamente.

  4. Volte sobre a costura que você acabou de fazer, continuando a feltrar mais a frente com movimentos repetitivos da agulha. Pare quando você puder puxar o tecido e ele não se separe ou o buraco reabra.

  5. Remova as agulhas de feltragem da blusa e o bloco de espuma.

Loading...

O que você precisa

  • Blusa de lã
  • Fio
  • Agulha de orifício grande
  • Agulha de feltragem
  • Bloco de espuma

Referências

Loading ...
Loading ...