×
Loading ...

Como consertar um cabo VGA

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um cabo VGA liga a saída de vídeo de um computador ou notebook ao monitor. Ele tem outros usos em máquinas de jogos e outros equipamentos eletrônicos. Os cabos VGA têm conectores de 15, 14 ou nove pinos, dependendo do tipo de conexão usada. De acordo com o uso pretendido, alguns dos pinos podem estar ausentes. Quando um cabo apresentar defeito, faça um teste de continuidade em cada fio individualmente.

Instruções

Uma tela preta pode ser causada por um cabo VGA defeituoso (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Selecione a opção de continuidade em um multímetro digital, frequentemente marcado com um símbolo de "onda sonora". Encoste as sondas uma na outra. O aparelho deve mostrar zero ohms, indicando que o circuito está completo. A maioria dos multímetros emite um som ao confirmar a continuidade.

    Loading...
  2. Toque uma sonda no pino da esquerda de um dos conectores. Segure-a no lugar enquanto toca a outra sonda no pino idêntico do outro conector. O medidor mostrará zero se o fio entre eles estiver em bom estado. Uma leitura exibindo "1" ou "OL" indica um fio partido.

  3. Prossiga pelas fileiras de pinos, tocando as sondas em cada par. Anote as posições dos pinos que falharem no teste de continuidade. Compare os resultados com um diagrama da pinagem do seu cabo. Alguns deles podem estar desconectados propositadamente.

  4. Verifique o diagrama para ver qual cor de fio está conectada a cada pino. Se o conector puder ser desmontado, abra-o e veja. Algumas vezes, essa é a única maneira de descobrir essa informação.

  5. Corte 1 cm do isolamento do cabo no centro do mesmo. Remova o isolamento externo, mas não danifique os fios dentro dele. Se o cabo estiver enrolado em algum material, rompa-o para acessar os fios individuais. Localize o fio específico que falhou no teste.

  6. Empurre uma agulha gentilmente no fio suspeito. Perfure o isolamento, mas não trespasse o cabo pelo outro lado. Conecte uma sonda do multímetro na agulha e a outra no pino relacionado em uma das pontas dos conectores. Verifique se há continuidade. Leve a segunda sonda até o outro conector e repita o teste. A falha do cabo está na metade que falhou no teste.

  7. Mantenha uma sonda tocando o conector na parte quebrada do cabo. Prossiga movendo a agulha cada vez mais próxima do conector, inserindo-a e checando o multímetro em cada vez. Quando o cabo passar no teste, o problema estará entre esse ponto e o anterior. Determine o local exato realizando mais testes entre os dois pontos.

  8. Corte o isolamento cercando o local onde o fio está partido. Descasque 0,5 cm do isolamento em cada ponta do fio quebrado para deixar duas partes curtas do metal expostas.

  9. Torça as duas pontas com os dedos, unindo-as. Faça um teste de continuidade entre os dois conectores para confirmar se isso resolveu o problema.

  10. Repita o processo para cada fio danificado dentro do cabo. Quando terminado, complete o reparo passando fita isolante em torno de todas as áreas em que o isolamento foi removido.

Loading...

Dicas

  • Antes de presumir que o cabo está com problemas, tente usar um outro que você saiba que está funcionando. Se os sintomas persistirem, o defeito pode ser outro.
  • O conector VGA mais comum possui 15 pinos, os mini VGA têm 14, e os mais antigos e obsoletos têm nove.
  • Os pinos em um conector de 15 pinos são identificados como:
  • Fileira superior: 1 até 5
  • Fileira do meio: 6 até 10
  • Fileira inferior: 11 até 15

Aviso

  • Os reparos podem levar a uma qualidade de sinal reduzida.

O que você precisa

  • Multímetro digital
  • Faca
  • Agulha ou pino
  • Fita isolante

Referências

Loading ...
Loading ...