Mais
×

Como consertar cabos elétricos com fita isolante

Atualizado em 18 maio, 2018

Os fios elétricos em ferramentas e eletrodomésticos podem precisar de reparos ocasionais em casos de acidentes que os cortem, rompam ou rasguem. Os movimentos necessários para se operar um aspirador de pó podem acabar fazendo com que o usuário acidentalmente passe por cima do fio, puxando-o para dentro do aspirador, e fazendo com que o exterior do mesmo acabe se queimando. A utilização de extensões no uso de ferramentas elétricas pode causar o rompimento acidental do fio da ferramenta ou da extensão, com uma serra elétrica, por exemplo. A fita isolante impede que os fios toquem uns nos outros quando eles passam por reparos.

Instruções

Cabos de extensão precisam de reparos ocasionais. (extension cable image by Gudellaphoto from Fotolia.com)
  1. Desconecte o fio elétrico do eletrodoméstico ou ferramenta da parede.

  2. Corte o cabo elétrico com o alicate a cerca de 5 cm de distância da área danificada do fio. Agora corte a mesma medida, à esquerda da área danificada.

  3. Corte apenas a capa do cabo elétrico com o estilete cerca de 7,5 cm das duas pontas do cabo que você acabou de cortar.

  4. Segure um dos fios coloridos dentro de uma das pontas do cabo. Puxe firmemente pra fora da capa, expondo cerca de 5 cm de seu comprimento.

  5. Utilizando o alicate desencapador de fios, corte os 5 cm de capa colorida protegendo o fio que você acabou de puxar. Repita esse procedimento para cada fio em cada uma das duas pontas do cabo elétrico principal. Os cabos de eletrodomésticos geralmente têm três fios dentro, enquanto que extensões com fio terra têm três fios dentro.

  6. Coloque cada uma das duas pontas dos fios desencapados próximas umas das outras em uma superfície plana. Apanhe o fio preto de cada ponta e torça-os juntos, em sentido horário.

  7. Coloque uma presilha na junção dos dois fios pretos. Aperte com firmeza e vire-a para direita para firmar a junção.

  8. Enrole a parte inferior da presilha com fita isolante, passando também sobre os fios para mantê-la no lugar.

  9. Repita torcendo os fios da mesma cor juntos, colocando uma presilha em cada junção e enrolando-a com fita isolante apropriadamente. Em cabos com três fios, as cores adicionais mais comuns são verde e branco.

  10. Enrole fita isolante ao redor de todas as junções de fios para firmá-los. Comece a aplicar a fita a cerca de 7,5 cm de distância da direita da área cortada, passando camadas de fita isolante uma por cima da outra próximo às pontas para prender os fios lá dentro. Isso impedirá que os fios se projetem para fora além do cabo, impedindo também que eles enrosquem em itens que possam romper as conexões.

Dicas

  • Ao cortar um cabo de extensão com o alicate, você pode precisar fazer diversos cortes para conseguir retirar o cabo e expor os três fios pequenos de dentro dele.
  • Cada fio em um cabo elétrico precisa de isolamento individual com a fita isolante para que não toquem uns nos outros e causem um curto-circuito ou faíscas no cabo.
  • Se as cores dos fios elétricos dentro do cabo não forem reparadas na mesma sequência de cores, o cabo elétrico não funcionará e poderá causar um curto-circuito, queimando o eletrodoméstico ou ferramenta.

Aviso

  • O conserto de um cabo elétrico com fita isolante não é à prova d'água para uso externo.

O que você precisa

  • Alicate
  • Estilete
  • Alicate desencapador de fios
  • Presilhas para fios elétricos
  • Fita isolante
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article