×
Loading ...

Como consertar uma caixa térmica rachada

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As caixas térmicas normalmente são usadas para manter frios alimentos e bebidas. Estes objetos plásticos podem ser danificados em decorrência de acidentes, tempo de uso e manuseio. As caixas térmicas funcionam isolando o conteúdo frio do exterior, que está com temperatura quente ou morna. Quando a caixa tem rachaduras, o ar quente entra e o ar frio escapa, impedindo o bom funcionamento do equipamento. O conserto das rachaduras faz com que a caixa térmica torne a ser útil.

Instruções

Consertar uma caixa térmica danificada é mais barato do que comprar uma nova (Creative Crop/Digital Vision/Getty Images)

    Fechando pequenas rachaduras com calor

  1. Execute essa tarefa ao ar livre para evitar a inalação de vapores nocivos do derretimento do plástico. Lave a caixa térmica com um detergente desengordurante suave para remover sujeira e óleo da superfície.

    Loading...
  2. Deixe que a caixa térmica seque por completo. Lixe as bordas da rachadura com a lixa fina, para suavizá-la.

  3. Usando luvas resistentes ao calor, ligue a chama de um fogão ou de um maçarico e coloque a haste de metal sobre o fogo.

  4. Coloque o papel manteiga por cima da rachadura na caixa térmica e segure-a no lugar. O papel manteiga cria uma barreira não aderente entre o plástico e a haste de metal.

  5. Toque na área rachada com a haste de metal quente e mova-a para frente e para trás sobre a rachadura até que as bordas de plástico comecem a derreter e se juntar. Continue até que a rachadura não esteja mais visível. Reaqueça a haste de metal conforme necessário para derreter o plástico na área da rachadura.

    Consertando buracos e rachaduras maiores

  1. Limpe a caixa térmica com um detergente desengordurante e deixe-a secar completamente.

  2. Lixe as bordas da rachadura para suavizá-la, até uma área de cerca de meio centímetro ao redor da mesma.

  3. Misture as duas partes da massa epóxi até que ela fique com liga. Preencha a rachadura com a massa e deixe que ela fique um pouco mais alta do que a superfície da caixa térmica.

  4. Deixe a massa epóxi secar completamente, de 30 minutos à uma hora, de acordo com as instruções da embalagem.

  5. Dê acabamento usando a lixa fina.

Loading...

Dicas

  • Use óculos protetores.
  • Use luvas finas de látex para proteger as mãos da massa epóxi.

O que você precisa

  • Detergente desengordurante
  • Lixa fina
  • Chama
  • Haste de metal
  • Luvas de couro resistentes ao calor
  • Papel manteiga
  • Massa epóxi

Referências

Loading ...
Loading ...