×
Loading ...

Como consertar cama e estrados quebrados

Poucas coisas são mais incômodas do que uma cama barulhenta e instável atrapalhando uma prazerosa noite de sono. Camas podem se tornar barulhentas por vários motivos, como excesso de peso e deformação das ripas do estrado. Comprar uma cama nova ou mandar fazer um estrado novo são soluções rápidas, mas que terão seu custo. Por outro lado, muitas vezes uma cama ou um estrado podem ser facilmente consertadas apenas substituindo as partes quebradas, rachadas ou que estão estalando.

Instruções

Uma cama bonita contribui para o bom aspecto do seu quarto de dormir (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Remova o colchão da cama. Colchões podem se complicados para manusear devido ao seu tamanho e peso, portanto tenha cuidado com objetos ao redor. Uma mão amiga com certeza ajudará a tornar a tarefa mais fácil e segura.

    Loading...
  2. Examine a estrutura da cama e do estrado em busca de quaisquer sinais claros de trincas, rachaduras ou outro tipo de dano. Estalos podem ter origem em ripas do estrado empenadas devido à umidade. Com o passar do tempo, isso pode criar folgas no estrado, ocasionando os barulhos e até mesmo instabilidade na mobília.

  3. Remova as ripas de madeira ou travessas metálicas danificadas. Estas peças, ao não cumprirem sua função estrutural, distribuem excessivamente o peso do colchão e do seu corpo para as outras partes do estrado, causando ainda mais ruídos. As ripas em questão podem ser removidas com a chave de fenda, caso sejam afixadas com parafusos, ou com o martelo, caso haja pregos. Se as peças são unidas com cola, bata cuidadosamente com o martelo até despregar as partes.

  4. Coloque uma nova ripa de madeira ou travessa metálica nas mesmas medidas da peça anterior. Utilize cola, parafusos na madeira ou parafusos com porca, a depender de como era a peça anterior. Faça um pequeno teste pressionando a nova peça para verificar se a estrutura está firmemente unida.

  5. Aplique cera de abelha ou cera de parafina nos locais onde a cabeceira se conecta às tábuas laterais, bem como onde as tábuas laterais se conectam aos pés. A cera forma uma camada entre as partes de madeira e evita estalos. Você também pode utilizar a cera nos apoios do estrado. Coloque de volta o colchão na cama.

Loading...

Dicas

  • Camas geralmente só podem ser reparadas se os danos estão no estrado, onde as ripas e as travessas podem ser substituídas. Se a estrutura da cama em si (como a cabeceira ou as outras partes) apresenta uma grande avaria ou está severamente empenada, você provavelmente precisará de uma cama nova.

O que você precisa

  • Parafusos para madeira e chave de fenda
  • Cola para madeira
  • Martelo
  • Chave ajustável e porcas
  • Cera de abelha ou cera de parafina

Referências

Loading ...
Loading ...