Como consertar o camber negativo de um Civic

Escrito por christopher michael | Traduzido por vinícius albuquerque
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Como consertar o camber negativo de um Civic
Camber é o ângulo sob o qual o pneu toca o asfalto (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

A aproximadamente dez metros à frente do seu Honda Civic, deite no chão e olhe para os pneus frontais. O ângulo sob o qual ele toca o solo é o camber, como um livro escorado em uma estante. O camber negativo, quando a parte superior do pneu está inclinada para dentro do veículo, pode reduzir o controle da direção. A Honda tornou impossível o ajuste de camber nos Civics padrões. Será necessário comprar um conjunto de camber. Ele deve ser instalado por um profissional, por razões de segurança. Uma vez instalado, pode-se ajustar o camber em casa.

Nível de dificuldade:
Desafiante

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O que você precisa?

  • Placas de linóleo
  • Ferramenta de alinhamento
  • Jogo de chave de caixa

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Instruções

  1. 1

    Coloque o Civic sobre uma superfície plana. Meça a altura de cada roda com a ferramenta de alinhamento que vem no conjunto de camber e registre as alturas em um bloco de notas. Use giz para marcar onde cada pneu toca o chão.

  2. 2

    Tire o carro do lugar para expor todas as marcas dos pneus. Procure no bloco de notas a medida mais alta entre os pneus. Marque a medida como sua referência.

  3. 3

    Com uma calculadora, subtraia da sua referência uma das outras medidas para obter um valor de equalização. Quebre o valor em oitavos de polegada para obter um número de placas de linóleo. Por exemplo: a metade de uma polegada seria quebrada em quatro oitavos de uma polegada, resultando em quatro como número de placas.

  4. 4

    Repita o processo para os outros dois pneus mais baixos. Coloque a quantidade apropriada de placas nas marcas dos pneus mais baixos. Cada placa de linóleo de 1/8 de polegada ajudará a nivelar o carro.

  5. 5

    Guie o carro de volta à sua posição original, com as placas de linóleo abaixo de algumas rodas. Meça e registre as alturas dos pneus. Remova o carro, coloque mais placas, volte para essa posição e meça, tantas vezes quanto for necessário, até ter o carro sobre uma superfície plana.

  6. 6

    Leia as instruções que vieram com seu conjunto de camber. Elas dirão quais parafusos ajustam o camber e qual a direção à se girar o parafuso para uma cambagem mais positiva. Desenhe a direção em um pedaço de papel e segure-o sobre o parafuso para maior clareza.

  7. 7

    Coloque a ferramenta de alinhamento em cada pneu, leia o camber e registre no bloco de notas. Utilize a chave de caixa apropriada para girar os parafusos de ajuste do camber, fazendo incrementos pequenos, e medindo constantemente até alcançar o camber desejado.

Dicas & Advertências

  • Um camber levemente negativo é melhor para o controle de direção nas ruas. Ajuste todos os pneus à um camber negativo de meio grau.
  • Ajustar o camber afetará a convergência. Utilize a ferramenta de alinhamento para medi-la enquanto estiver sobre uma superfície reta e ajuste adequadamente.

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