Como consertar um câmbio Shimano 105

Escrito por jonathan d. septer | Traduzido por patricia castilho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como consertar um câmbio Shimano 105
Conserte o câmbio Shimano 105 (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

O câmbio controla os movimentos do descarrilhador da bicicleta, de acordo com a conhecida indústria mecânica Sheldon Brown. O câmbio Shimano 105 ajusta o mecânismo do descarrilhador movendo a corrente pela engrenagem de uma bicicleta de estrada com guidão curvo para baixo. O câmbio do lado direito controla o descarrilhador traseiro, e o câmbio do lado esquerdo controla o descarrilhador frontal. Os componentes dos câmbios Shimano 105 se caracterizam por serem pouco ajustáveis ou consertáveis. Geralmente, substitui-se um câmbio quebrado ou ajusta-se um descarrilhador se o mecanismo do câmbio não estiver com sua melhor performance. O problema mais comum de mal funcionamento do câmbio vêm de sujeira ou cabos enferrujados que percorrem por entre o câmbio e o descarrilhador.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Chave de cabeça sextavada de 5mm
  • Chave philips
  • Lubrificante de teflon ou silicone

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Afrouxe o parafuso de cabeça sextavada do grampo de cabo do descarrilhador.

  2. 2

    Remova o câmbio se estiver quebrado. Os câmbios possuem parafusos sextavados por baixo de uma borracha protetora, o controle de mão do câmbio. Insira e gire a chave de cabeça sextavada no sentido anti-horário para afrouxar o parafuso. Vá para o passo 6 se precisar somente ajustar o câmbio.

  3. 3

    Afrouxe o parafuso do câmbio até o fim e puxe-o com o cabo solto da bicicleta. As peças para troca de câmbio, geralmente vêm com cabos novos.

  4. 4

    Lubrifique os lugares por onde o cabo passa -- tubos pretos, geralmente -- antes de instalar os novos câmbio e cabo.

  5. 5

    Coloque os novos câmbio e cabo no mesmo lugar dos antigos.

  6. 6

    Mantenha a tensão do cabo puxando-o bem esticado antes de prender, girando o parafuso sextavado no sentido horário (este é o parafuso que prende o cabo no descarrilhador).

  7. 7

    Fixe o parafuso no limite alto do descarrilhador. Gire o parafuso do descarrilhador marcado com “H”, no sentido horário, até que a corrente se ajuste na engrenagem mais alta, sem deixar que ela salte para fora quando o câmbio estiver na marcha alta. Se a corrente tentar passar para a segunda engrenagem mais alta ou se ela se esfregar na segunda engrenagem, então volte o parafuso, gire, no sentido anti-horário, em intervalos de um quarto (1/4) até que a corrente fique na engrenagem mais alta.

  8. 8

    Fixe o parafuso do limite baixo do descarrilhador. Gire o parafuso do descarrilhador com a marca “L”, no sentido horário, até que a corrente se ajuste na engrenagem mais baixa com o câmbio em marcha leve. Se a corrente tentar passar para a segunda engrenagem mais baixa ou se ela se esfregar nessa segunda engrenagem, então gire o parafuso no sentido anti-horário em intervalos de um quarto (¼) até que a corrente permaneça na engrenagem mais baixa.

  9. 9

    Troque suavemente de marcha, uma marcha por vez. Regule, pelo parafuso de ajuste de tensão, o esticamento do cabo até que, apertado, não permita mais pequenos ajustes, e fique preso por vários pontos da bicicleta, nos casulos por onde passa o cabo. Estes pontos são diferentes de uma bicicleta para outra. Se a corrente tentar passar duas engrenagens em uma única mudança de marcha, solte o parafuso de ajuste de tensão para adicionar uma folga ao cabo de câmbio. Se a corrente não se mover da engrenagem na mudança de marcha, então aperte o parafuso de ajuste de tensão para folgar o cabo.

  10. 10

    Lubrifique o descarrilhador, as correntes e os cabos para garantir uma mudança de marcha suave. Deixe penetrar por alguns minutos e tire o excesso de lubrificante das partes. Repita a lubrificação regularmente. Muitos rangidos são causados pela falta de lubrificação, explica o mecânico e o editor da Bicycling Magazine Jim Langley.

Dicas & Advertências

  • A garantia dos produtos Shimano é válida para manutenção e reparo por um mecânico de bicicleta profissional e de loja autorizada. Cheque sua garantia antes de fazer qualquer alteração em seu câmbio Shimano.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível