Mais
×

Como consertar um cano de esgoto estourado

Os canos de esgoto são uma parte vital do sistema de despejo de água de uma casa. O encanamento instalado incorretamente pode fazer com que os resíduos e o esgoto penetrem no gramado ou mesmo debaixo da casa, criando um risco de saúde. Nos consertos tradicionais de encanamento de esgoto, era preciso retirar o cano, consertá-lo e colocá-lo com a parte reparada novamente. Em alguns casos, os métodos de conserto modernos evitam o tedioso processo de retirar o cano para procurar por vazamentos.

Instruções

Manter o encanamento consertado é vital para a boa saúde da comunidade (sewer construction image by Greg Pickens from Fotolia.com)
  1. Examine a situação de seu encanamento para ver se alguma parte quebrada do mesmo é a causa provável. Os sinais de uma linha de encanamento quebrada incluem, entre outros: vasos sanitários entupidos, um traço demasiado verde no gramado e odores de mofo ou gasosos dentro da casa. Verifique em volta da residência, quando um aparelho grande que use água estiver escoando. Se você ver água borbulhando para fora enquanto a máquina de lavar estiver esvaziando, este é um grande indicador de que você tem uma linha de encanamento quebrada.

  2. Determine o tipo de cano que pode ter sido danificado. O encanamento de esgoto pode ser feito de ferro, cerâmica ou PVC reforçado. Cada material tem diferentes propriedades e podem apresentar problemas de conserto distintos.

  3. Acesse o local provável e procure opções para o conserto. Descubra quais são as regulações para os sistemas de águas residuais na sua área. Se você vive na área rural e instalou seu próprio encanamento, poderá cavar a parte problemática e lidar com isso por contra própria. Se você vive na área urbana ou suburbana ou numa localidade de proteção à água, você provavelmente precisará chamar um encanador.

  4. Se você decidiu fazer o conserto por conta própria, cave até o cano da área problemática. Cave a partir da parte estourada até as duas pontas, para ter certeza de que você achou o problema todo. Meça o comprimento do cano quebrado e compre outro, de troca, do mesmo tipo. Deixe o cano deitado ao lado da trincheira que você cavou.

  5. Tenha certeza de que não há aparelhos domésticos jogando água pelo cano, enquanto você estiver trabalhando nele. Remonte as peças quebradas, no estado em que o cano original estava inteiro. Quando fizer isso, procure saber a direção em que as pontas macho e fêmea do cano ainda existentes estão apontadas.

  6. Limpe a ponta exposta da parte de passagem de água no tubo existente. Limpe a ponta do novo cano também, para remover poeira ou outra coisa qualquer, que impeça uma boa ligação entre os tubos. Passe a cola recomendada para o tipo de cano em questão, no interior da ponta fêmea e na parte externa da ponta macho, e encaixe-os. Continue fazendo isso ao longo do comprimento da rachadura, com cuidado ainda maior ao encaixar a última peça de cano.

  7. Deixe todos os encaixes secarem e depois passe água pelo novo cano para ter certeza de que não há vazamentos nas juntas.

  8. Faça uma lista de encanadores locais e procure saber seus preços e credenciais, caso você necessite de um para fazer o conserto. Uma vez que você tenha contratado um bombeiro, observe seu trabalho. Você pode querer saber depois o que ele fez e como ele fez. Uma técnica que os profissionais estão usando agora é determinar a área problemática e então cavar um buraco de acesso em cada ponta. Eles usam uma máquina hidráulica para empurrar o cano de troca através do espaço em que o antigo estava, fragmentando-o à medida que ele segue.

  9. Faça um relatório de quando o cano foi trocado, onde isto ocorreu e a data. Isto ajudará você, se tiver problemas futuros ou decidir vender sua casa.

O que você precisa

  • Cano de troca
  • Cortador de cano ou outros instrumentos para encanamento
  • Enxada ou escavadeira
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article