Como consertar uma Canon EOS Rebel XTi

Escrito por michelle l. cramer | Traduzido por barbara almeida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como consertar uma Canon EOS Rebel XTi
Canon EOS Digital Rebel XTi - vista frontal (library.ttu.edu)

Câmeras DSLR são populares entre fotógrafos amadores e profissionais. A Canon EOS Rebel XTi é um equipamento de qualidade razoavelmente acessível para uso familiar e para o profissional iniciante. Ao mesmo tempo em que essa câmera é normalmente confiável, pode chegar um momento em que ela simplesmente não funcione corretamente. Se isso acontecer, siga alguns passos para solucionar e consertar alguns dos defeitos mais comuns da Canon EOS Rebel XTi.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Manual de instruções

Lista completaMinimizar

Instruções

    Solucionando problemas de fornecimento de energia

  1. 1

    Se a Canon EOS Digital Rebel não permanecer ligada, verifique a bateria. Tente recarregar a bateria se a única imagem na tela de LCD da câmera for uma bateria piscando. Se a bateria não recarregar, certifique-se de que você tenha uma bateria NB-2LH de íon de lítio e verifique se colocou a bateria corretamente no carregador. Outra possibilidade é que a bateria não tenha mais vida útil. Quando carregada corretamente, uma NB-2LH pode durar pelo menos três anos ou mais.

    Como consertar uma Canon EOS Rebel XTi
    Bateria NB-2LH de íon de lítio para Canon Digital Rebel XTi
  2. 2

    Verifique se colocou a bateria corretamente na câmera e fechou totalmente a tampa do compartimento. Outro problema que faz com que a câmera não funcione ocorre se a tampa do compartimento do cartão CF não tiver sido fechada com segurança.

  3. 3

    Mude as configurações de desligamento automático. O desligamento automático ocorre depois de determinado tempo sem atividade, para economizar bateria, mesmo que o botão esteja em "On" (Ligado). Para retomar o uso, basta pressionar o botão do obturador até a metade. Você pode ajustar as configurações de desligamento automático pressionando o botão "Menu" no corpo da câmera para a direita, até o primeiro menu de "Configurações", para baixo, até destacar "Desligamento automático", e pressionando o botão "Definir" (Set). Então, escolha a quantidade de tempo que você quer que a câmera fique ociosa antes de desligar automaticamente, como quatro minutos, por exemplo.

    Como consertar uma Canon EOS Rebel XTi
    Canon EOS Digital Rebel XTi -- vista traseira

    Solucionando problemas ao tirar fotos

  1. 1

    Insira o cartão "Compact Flash" (CF) corretamente no compartimento para gravar imagens. Se a câmera parar de gravar imagens, o cartão CF pode estar cheio. Nesse caso, você precisará excluir imagens indesejadas para liberar mais espaço ou usar um cartão CF diferente.

    Como consertar uma Canon EOS Rebel XTi
    Cartão Compact Flash (CF)
  2. 2

    Focalize o objeto corretamente para tirar a foto. A luz vermelha dentro do visor é o ponto focal. Ao pressionar o botão do obturador até a metade, a câmera vai focalizar automaticamente baseada no ponto focal selecionado. A confirmação de um objeto em foco é a luz vermelha do ponto focal piscando e uma imagem nítida. Se a câmera não encontrar um ponto focal, mude a lente de AF (Autofoco) para MF (foco manual) e focalize o tema usando o anel na ponta da lente.

  3. 3

    Verifique problemas no cartão CF se a informação "Err CF" aparecer na tela LCD quando você tentar tirar uma foto. Essa mensagem de erro indica que algo está errado com o cartão CF, impossibilitando imagens de serem lidas ou gravadas. Se tiver um leitor de cartão CF, use-o para transferir as imagens no cartão para um computador e salvá-las. Em seguida, coloque o cartão CF de volta na câmera, acesse a primeira aba de configurações no menu da câmera, selecione "Formatar" e reformate o cartão. Se isso não resolver o problema, então o cartão CF pode estar danificado e não vai funcionar corretamente.

    Solucionando problemas de códigos de erro

  1. 1

    Resolva a informação "Err 01", que significa que a comunicação entre a lente e a câmera está defeituosa. Primeiro, remova a lente do corpo da câmera e recoloque-a, para conferir se a conexão estava correta. Se isso não resolver a mensagem de erro, limpe os contatos da lente com um pano de microfibra seco. Esses contatos são os sulcos em volta da borda externa da parte de trás da lente que formam uma conexão elétrica com o corpo da câmera.

  2. 2

    Ajuste o cartão CF se houver a informação "Err 02", que indica um problema com o cartão. Você pode removê-lo, reinseri-lo e formatá-lo para limpá-lo ou usar outro cartão CF para resolver essa mensagem de erro.

  3. 3

    Desligue e ligue a câmera para corrigir a informação "Err 05". Essa mensagem de erro significa que algo reteve a função de ativação automática do flash embutido da Canon Digital Rebel.

  4. 4

    Remova e reinstale a bateria da câmera se houver a informação "Err 99". Esse erro normalmente indica que você está usando uma lente que não é compatível com a Canon Digital Rebel XTi ou que você não instalou a lente corretamente.

Dicas & Advertências

  • Consulte o manual da Canon EOS Digital Rebel XTi para obter instruções completas sobre como instalar a bateria, usar cartões CF e outras tarefas.
  • Antes de mandar a câmera para o conserto, verifique se ela ainda está na garantia.
  • O objetivo de solucionar problemas com a Canon EOS Rebel XTi é encontrar soluções rápidas para erros comuns de uso. No entanto, se o problema persistir e você não conseguir solucioná-lo, não tente consertar a câmera por conta própria. Procure o serviço de um revendedor ou centro de reparo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível