Como consertar um clarinete estridente

Escrito por michael cohen | Traduzido por vanessa santos
Como consertar um clarinete estridente

Ruídos são indicadores de um fluxo de ar desbalanceado no seu clarinete

Comstock/Comstock/Getty Images

O clarinete é um instrumento complicado. Para produzir um som bonito e sonoro, característica do clarinete, seu instrumento deve estar perfeitamente ajustado. Um dos sinais mais comuns de um clarinete mal ajustado são os ruídos. Embora os ruídos possam resultar de vários problemas, muitos deles são fáceis de diagnosticar e de consertar sem a assistência de um profissional.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Preste atenção nos seus dedos quando estiver tocando. Uma das fontes mais comuns de ruídos são os buracos de tons mal tapados. Se uma nota em particular tende a ranger, toque uma escala acima, parando nessa nota. Verifique cada dedo para certificar-se de que estão tapando completamente os buracos. Por causa do tamanho, um sol menor é geralmente o culpado por um tapamento incompleto.

  2. 2

    Certifique-se de que seu barrilete esteja em boa condição. Barriletes de clarinete são frágeis e propícios a rachaduras e deformações ao longo do tempo. Lembre-se de que nem todas as rachaduras são visíveis a olho nu. Quando estiver em dúvida, troque-o. Antes de trocar, verifique se o barrilete está montado corretamente no instrumento. Ele deve estar centrado na boquilha, com a ponta terminando logo abaixo da ponta da mesma.

  3. 3

    Verifique as articulações que conectam as seções do seu clarinete. Como qualquer outro instrumento de sopro, os clarinetes se encolhem e expandem de acordo com a mudança da umidade no ar. Apesar da diferença ser pequena, pode ser suficiente para causar uma pequena abertura entre duas juntas do instrumento. Se achar que as juntas estão frouxas, enrole uma pequena camada de algodão ou fita de cano PVC em volta da cortiça até que a junta esteja encaixada perfeitamente.

  4. 4

    Verifique se há vazamentos nas chaves. As chaves do clarinete podem facilmente ser dobradas, desalojadas dos blocos e causar vazamentos que levam a ruídos. Você pode checar esses vazamentos segurando um pedaço de papel de seda levemente sobre cada buraco enquanto toca. Se o papel flutuar, provavelmente existe um vazamento nessa chave. Se identificar um vazamento no seu clarinete, leve-o até uma pessoa qualificada para consertá-lo.

  5. 5

    Ajuste sua embocadura. Muitos ruídos são causados por colocar muito da boquilha na boca, apertando o barrilete demais com os lábios, ou assoprando muito ar para o clarinete. Tente colocar menos o bocal na boca, assoprando mais suavemente e relaxando um pouco a embocadura.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media