Como consertar uma coluna solta no guidão da bicicleta

Escrito por matthew ferguson | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
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Como consertar uma coluna solta no guidão da bicicleta
Uma coluna conecta o guidão à bicicleta (journey image by Vaida from Fotolia.com)

A coluna do guidão é essencial para o funcionamento de uma bicicleta. Ela serve como ponte entre o guidão e o garfo dela. Quando os guidões são virados em qualquer direção, a coluna garante que o garfo e a roda girem em perfeita união. Existem dois tipos mais comuns de colunas - a de rosca e a sem rosca. As colunas de rosca são "enfiadas" dentro do tubo principal da estrutura da bicicleta. As colunas sem rosca deslizam sobre o tubo do garfo. Fixar uma coluna solta garante uma direção mais apertada e precisa.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Chave sextavada de 6 mm (conforme necessário)
  • Chave sextavada de 5 mm (conforme necessário)
  • Chave sextavada de 4 mm (conforme necessário)

Lista completaMinimizar

Instruções

    Coluna com rosca de aperto

  1. 1

    Use uma chave sextavada de 6 mm para soltar o parafuso do centro da coluna. Esse parafuso já pode estar solto, mas afrouxá-lo mais permite o ajuste da coluna antes de apertar.

  2. 2

    Posicione a coluna até estar alinhada com a parte de cima da roda dianteira.

  3. 3

    Mantenha a roda no lugar com ambos os pés e use uma chave sextavada de 6 mm para apertar o parafuso no centro da coluna.

  4. 4

    Mova o guidão para frente e para trás para garantir que o parafuso não esteja muito apertado. Se estiver muito apertado, a direção vai prender quando virar. Solte o parafuso um pouco, se for o caso, e confira o ajuste mais uma vez.

    Coluna sem rosca de aperto

  1. 1

    Solte os parafusos do lado do guidão sem rosca usando uma chave sextavada de 4 mm. Dependendo da coluna individual, haverá um ou dois parafusos. Soltar os parafusos antes de apertá-los permite o ajuste da coluna.

  2. 2

    Solte o parafuso do meio da coluna com uma chave sextavada de 5 mm.

  3. 3

    Gire a coluna de modo que ela e a parte de cima da roda dianteira estejam alinhadas. Escarranche a roda para mantê-la em movimento e aperte o parafuso do centro da coluna.

  4. 4

    Aperte cada parafuso do lado da coluna.

  5. 5

    Gire o guidão para trás e para frente para verificar o ajuste. Se a direção prender quando é virada, solte os dois parafusos laterais e o parafuso do centro a um quarto de volta. Reaperte os parafusos laterais e verifique o ajuste mais uma vez.

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