×
Loading ...

Como consertar um controle remoto de um ventilador

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A utilização de um controle remoto para ventiladores de teto aumenta a conveniência de se possuir um sistema de ventilação em qualquer quarto de sua casa. A velocidade, direção e luz do ventilador podem ser ajustados sem o uso de fios e sem que o usuário tenha que se levantar. Como qualquer outro dispositivo eletrônico, o controle remoto pode ocasionalmente apresentar defeitos, mas os problemas mais simples são normalmente resolvidos facilmente.

Instruções

Um ventilador de teto pode ser ajustado por um controle remoto (Thinkstock Images/Stockbyte/Getty Images)
  1. Substitua as pilhas, pois a causa mais comum de defeitos em controles remotos é a falta de carga elétrica. O tipo de pilha a ser utilizado depende da marca e modelo de seu controle. Compre um novo jogo, coloque-o conforme as instruções do fabricante e reprograme o controle remoto, se necessário, testando para verificar se o problema foi resolvido.

    Loading...
  2. Verifique as configurações das chaves DIP. A maioria dos controles remotos utilizam vários desses pequenos interruptores que podem ser posicionados para cima ou para baixo para configurar a comunicação com o ventilador. Se um desses interruptores estiver posicionado de forma incorreta, o controle remoto deixará de funcionar apropriadamente. Sua configuração deve ser feita de acordo com a marca e o modelo do controle remoto e do ventilador e, por isso, as instruções do fabricante devem ser consultadas para verificar o posicionamento adequado de cada chave. O ventilador pode também ter seu próprio conjunto de interruptores que devem ser configurados para que a comunicação seja bem sucedida. Depois de posicionar as chaves de seu controle remoto e de seu ventilador, teste-os novamente.

  3. Compre um controle remoto universal para ventiladores de teto e programe-o para seu aparelho. Os controles universais são projetados especificamente para quando o original parar de funcionar. Se o novo controle remoto conseguir efetivamente controlar o ventilador, passe a utilizá-lo; caso contrário, é provável que o defeito esteja no próprio ventilador e ele terá que ser reparado ou substituído.

Loading...

O que você precisa

  • Pilhas

Recursos

Loading ...
Loading ...