×
Loading ...

Como consertar uma corda de violino solta

Atualizado em 27 março, 2017

A menos que você seja um violinista experiente, consertar ou mudar uma corda é desafiador. Os violinistas sabem como afinar cada uma das quatro cordas, então trocá-las e apertá-las é fácil para eles. Instrumentistas menos experientes devem aprender sobre as partes do violino, a afinação das cordas e como elas devem estar antes de tentar consertá-las.

Instruções

Consertar uma corda solta em um violino é uma tarefa melhor executada por músicos experientes (Violine 1 image by awfoto from Fotolia.com)

    Cheque a corda, estandarte e cravelha

  1. Cheque se a corda solta está estourada. Se for o caso, remova-a cuidadosamente tanto da cravelha quanto do estandarte. Pegue uma corda nova do mesmo tipo.

    Loading...
    Remova uma corda estourada da cravelha e estandarte (violin in shadow image by Andrew Breeden from Fotolia.com)
  2. Observe o estandarte do violino, que possui orifícios ou chaves de metal para conectar as cordas. Certifique-se de que a corda caberá nas chaves. Tente passar a ponta com nó ou de metal da corda pelo orifício do estandarte e veja ela se encaixa. Se não, você deverá escolher outra corda que caiba.

    O estandarte do violino é a parte embaixo de onde estão os "fs" e fica presa na parte inferior do violino (cello image by TMLP from Fotolia.com)
  3. Cheque se a cravelha da corda que está consertando move-se facilmente, mas não está solta pelos buracos da caixa das cravelhas. Se estiver muito duro, use o giz para cravelhas para deixar o movimento mais suave.

    As cravelhas do violino saem da voluta (Part of violin on music sheet image by Angel_a from Fotolia.com)

    Encaixando a corda no violino

  1. Encontre o buraco próximo no meio da cravelha. Certifique-se de que o topo da corda, geralmente enrolado com fio, entre no buraco. Se for muito pequeno, pode ser preciso alargá-lo ou trocá-lo em uma loja especializada. Se o buraco for muito grande, a corda não ficará presa, então a cravelha deve ser trocada.

  2. Pegue a parte inferior da corda e encaixe-a no buraco ou chave no estandarte. Segure a corda para evitar que caia ao empurrar a ponta de cima pelo buraco da cravelha, até que esteja a aproximadamente 0,6 cm para fora do outro lado do buraco. Você pode precisar de uma pinça para puxá-la.

    Trocar a corda de um violino pode ser um processo tedioso (Violin image by Jan Bandolik from Fotolia.com)
  3. Passe a corda em volta da parte solta até que ela dobrá-la sob o resto. Segure a corda para que fixá-la, enrolando-a vagarosamente no sentido da alça da caixa de cravelhas, até que a corda esteja quase em sua nota adequada. Certifique-se de que ela esteja encaixada no cavalete que segura as cordas no instrumento. Afine a corda e certifique-se de que a cravelha esteja presa o suficiente, mas não muito rígida.

    Conserte uma corda solta no seu violino e afine-a para melhorar som (musicien image by laurent davaine from Fotolia.com)
Loading...

Dicas

  • Ao trocar uma corda, é uma boa ideia também limpar a área sob elas e checar se as áreas que entram em contato com as cordas estão em boa forma. Tenha sempre cordas extras disponíveis.

Aviso

  • Evite trocar mais de uma corda por vez. Primeiro, se mais de uma for trocada, provavelmente terá que gastar muito mais tempo afinando enquanto ela laceia. Em segundo lugar, se remover muitas cordas, ou todas de uma vez, o cavalete cairá e a alma dentro do violino pode cair ou se mover. Ambas as consequências podem danificar o instrumento ou deixar o som ruim.

O que você precisa

  • Pinça

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...