×
Loading ...

Como consertar uma cortina rolô

O tecido de uma cortina rolô é ligado a um cilindro oco montado na parte superior de uma janela. A cortina pode ser ajustada para cobrir o máximo da janela conforme você desejar. Dentro do rolo cilíndrico, há uma mola. Quando o cabo é puxado para abaixá-la, a mola se desenrola. Um pino plano é fixado em uma catraca em uma extremidade do rolo para manter a cortina no lugar. Quando o cabo é puxado, liberando a catraca e as bobinas da mola, o rolo é girado para levantar a cortina. Cortinas rolô com problemas são facilmente ajustadas para deslizar para cima e para baixo conforme necessário.

Instruções

Cortinas rolô são levantadas e abaixadas puxando uma corda (window image by astoria from Fotolia.com)
  1. Empurre o cilindro do rolo contra a parte superior da janela para libertá-lo dos suportes que o seguram. Levante o cilindro para fora dos suportes. Enrole o tecido da cortina manualmente.

    Loading...
  2. Mantenha o rolo apertado, organizado e arrumado, sem bordas para fora das extremidades do cilindro.

  3. Levante o rolo de volta até os suportes, puxando a cortina até a metade. Isso colocará alguma tensão sobre a mola, que está muito solta para girar o rolo.

  4. Remova a cortina dos suportes pela segunda vez e enrole-a firmemente com a mão mais uma vez. Recoloque-a puxando-a totalmente para baixo e empurre o cabo para elevar o tecido no sentido normal. Muitas vezes, simplesmente remover e substituir o tecido dessa forma é o suficiente para devolver a tensão a uma mola muito solta, permitindo que a cortina funcione normalmente. Se não houver melhora, retire-a dos suportes uma terceira vez.

  5. Desenrole a metade do tecido com a mão enquanto o rolo ainda está fora de seus suportes.

  6. Segure o pino apertando-o na extremidade da catraca firmemente com um par de alicates.

  7. Torça o pino no sentido horário até sentir a mola dentro do rolo ficando firme e puxe. Permita que o pino deslize um pouco para a esquerda, até a catraca encaixar. A mola que havia se tornado completamente estendida e muito folgada para fazer o trabalho necessário agora está apertada.

  8. Levante o rolo de volta até seus suportes e puxe a corda para subir a cortina. Ela agora deve subir e descer quando você desejar.

Loading...

Dicas

  • Pode ser necessário repetir os passos várias vezes para obter o máximo de tensão na mola.

O que você precisa

  • Alicate

Referências

Loading ...
Loading ...