Mais
×

Como consertar dentaduras

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As dentaduras ficam frouxas ao longo do tempo devido a várias razões, como o encolhimento da mandíbula devido à idade, o uso diário ou até mesmo o processo de limpeza. Se sua dentadura ficou frouxa, é necessário consertar imediatamente, pois podem causar estalos, feridas na boca, vômitos e engasgamento. Tão importante quanto esses fatores, dentaduras frouxas podem causar vexames ao falar ou comer e podem reduzir imensamente seu prazer nestas atividades.

Cinco anos é o prazo máximo de vida de uma dentadura (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Quando fazer os acertos e ajustes

Se a sua dentadura foi confeccionada recentemente, um certo afrouxamento é esperado. Você está no período inicial de adaptação, o qual é marcado por um certo desconforto e mudanças constantes em sua boca. Seu dentista provavelmente o avisou para esperar por isso. Mantenha suas consultas de ajustes, nas quais o seu dentista fará os acertos e a limpeza nos seus dentes.

Ajustes nas consultas (dentist image by Sandor Kacso from Fotolia.com)

Acerto temporário - Adesivos para dentaduras

Dentaduras que servem adequadamente não precisam de adesivos ou cola para ficar no lugar. Se você já possui a dentadura há algum tempo e ela ficou frouxa, ela precisa de ajuste profissional. Entretanto, para evitar o desconforto de dentaduras frouxas enquanto espera por sua consulta, você pode usar adesivos dentais neste meio tempo. Eles vêm em pó ou na forma de cremes. Sempre aplique o adesivo na dentadura limpa e seca, molhando o pó para amolecer. Use o mínimo possível de adesivo e somente uma vez ao dia. Se o excesso escorrer para fora da dentadura quando colocá-la na boca, é porque definitivamente você usou muito.

Adesivo para dentadura (bottle of glue on black marble image by phizics from Fotolia.com)

Avisos importantes

Adesivos para dentaduras frequentemente contêm zinco, o que acrescenta ao adesivo propriedades de creme dental. Infelizmente, um excesso de zinco pode afetar sua saúde ao longo do tempo. Se você toma suplementos de zinco ou come muitos alimentos ricos nesse elemento como mariscos, bife, nozes ou frango, você corre maior risco de complicações. Elas podem incluir dano aos nervos e dormência nas extremidades. Se você planeja confiar em adesivos por um período maior de tempo, procure por pós ou pastas que não contenham zinco.

Pós para dentaduras (zinkwannen-nostalgie image by John from Fotolia.com)

Visita ao dentista

Visite seu dentista se sua dentadura afrouxou. Ela precisa ser ajustada pelo menos na superfície lateral. Em muitos casos, você precisará ter uma nova dentadura que lhe sirva bem e que deve ser renovada a cada cinco anos no máximo, que é a vida útil delas.

Cinco anos de vida útil (tax time bad time image by TEMISTOCLE LUCARELLI from Fotolia.com)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article