Como consertar o eixo traseiro de uma bicicleta

Escrito por chris stevenson | Traduzido por marcos silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como consertar o eixo traseiro de uma bicicleta
É sempre bom substituir o rolamento das rodas quando efetuar a troca do eixo traseiro (bicycle image by Brett Bouwer from Fotolia.com)

As bicicletas podem suportar muitos maus tratos, especialmente o guidão, os eixos traseiros e os rolamentos. Os eixos recebem todo o estresse da carga, incluindo o peso completo do ciclista, e às vezes dois ciclistas. Os donos de bicicletas frequentemente as adaptam para uso em trilhas, cursos e caminhos empoeirados. Água e lama podem causar corrosões. Às vezes o eixo pode curvar e os rolamentos podem se desgastar, emperrando a roda ou causando oscilação. O reparo de um eixo de bicicleta pode ser feito por ciclistas comuns. Basta seguir os procedimentos típicos de remoção de rodas e o uso de ferramentas básicas.

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Manual de reparo para bicicletas
  • Conjunto de embocaduras
  • Fita isolante
  • Chaves de boca
  • Graxa
  • Copo
  • Limpador de carburador
  • Pano
  • Novos rolamentos (se possível)

Lista completaMinimizar

Instruções

    Sobre consertar uma bicicleta

  1. 1

    Coloque a bicicleta em pé com o suporte abaixado. Use uma embocadura pequena para afrouxar o prendedor do freio traseiro, aliviando a tensão na roda traseira. Retire o conjunto de parafusos do passa-marchas com uma embocadura pequena. Use uma chave de boca para remover os parafusos, segurando a roda no eixo traseiro.

    Como consertar o eixo traseiro de uma bicicleta
    Desmonte as partes que seguram a roda (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)
  2. 2

    Retire a tensão na corrente movendo-a para a coroa menor próxima ao quadro da bicicleta. Use uma embocadura de roda e roquete para remover o conjunto de engrenagens do eixo da roda. Gire a embocadura no sentido anti-horário. Retire a roda.

    Como consertar o eixo traseiro de uma bicicleta
    Retire e roda (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  3. 3

    Use uma fita isolante para prender o passa-marchas, impedindo que a corrente saia da coroa. Coloque uma chave de boca pequena no parafuso de trava interna do eixo e segure-o. Coloque uma outra chave de boca no parafuso de trava exterior do eixo. Gire-o em sentido anti-horário para afrouxá-lo. Desparafuse totalmente o parafuso de trava exterior e retire o espaçador longo do cabo do eixo. Desparafuse o parafuso interior totalmente.

    Como consertar o eixo traseiro de uma bicicleta
    Retire o espaçador do eixo (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  4. 4

    Retire o cilindro de rolamento do cabo de eixo. Recolha qualquer bilha de rolamento solta. Coloque os rolamentos em um copo de graxa, ou tenha substitutos novos em mãos. Passe para o outro lado do eixo e use uma chave pequena para afrouxar e remover o parafuso externo. Retire qualquer espaçador, se tiver. Retire o eixo com cuidado. Recolha qualquer rolamento que cair.

    Como consertar o eixo traseiro de uma bicicleta
    Retire o eixo (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  5. 5

    Engraxe a rosca em ambas as terminações dos lados do novo eixo. Limpe a superfície dos rolamentos com limpador de carburador e um pano. Insira um pouco de graxa dentro de ambas as calhas dos rolamentos. Coloque os rolamentos em cada terminação do eixo e aplique uma camada de graxa para mantê-la nas calhas. Empurre gentilmente o cabo de eixo através do centro, sem retirar os rolamentos do lugar.

    Como consertar o eixo traseiro de uma bicicleta
    Cuidados com os rolamentos (Goodshoot RF/Goodshoot/Getty Images)
  6. 6

    Coloque o cilindro de rolamento no cabo do eixo, e encoste-o contra os rolamentos. Recoloque o espaçador (se você o removeu). Parafuse-o com o parafuso do rolamento em uma profundidade igual a de quando você o retirou. Coloque o cilindro de rolamento no lado do passa-marchas. Posicione o espaçador e parafuse a porca de trava da terminação do eixo. Aperte o parafuso com a chave, em seguida afrouxe-o com um terço de volta para permitir uma folga.

    Como consertar o eixo traseiro de uma bicicleta
    Recolondo o eixo (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  7. 7

    Coloque o espaçador largo de volta ao cabo do eixo e parafuse-o manualmente. Com uma chave, segure o parafuso interior enquanto você aperta o parafuso exterior em sentido horário com outra chave. Coloque a roda de volta ao eixo e aperte, usando uma embocadura e uma chave.

    Como consertar o eixo traseiro de uma bicicleta
    Coloque a roda de volta (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  8. 8

    Ajuste a corrente sobre a menor catraca da roda. Coloque o passa-marchas de volta ao quadro e gire o pedal com a mão até que ela se encaixe. Alinhe os buracos de parafuso do passa-marcha com seus respectivos buracos no quadro. Reparafuse o conjunto de parafusos manualmente. Aperte-os com uma embocadura. Aperte o parafuso da alavanca do passa-marchas com uma chave. Retire a fita isolante do passa-marchas e deixe que se encaixe de forma que tensione a corrente.

    Como consertar o eixo traseiro de uma bicicleta
    Recoloque a corrente (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível