Mais
×

Como consertar uma extensão elétrica danificada

Atualizado em 20 julho, 2017

As extensões elétricas falharão quando utilizadas incorretamente. Pequenas extensões são apropriadas para luzes ou despertadores, mas não para aparelhos ou ferramentas elétricas. O tamanho da extensão também é importante, sendo que elas podem perder potência e sobreaquecerem caso sejam muito grandes e tenham capacidade inadequada. Com o tempo, as conexões do plugue dessas extensões derretem ou se rompem, o que representa um sério risco de incêndio. O cabo poderá ser reparado substituindo a conexão, porém ele não deverá ser utilizado novamente para a mesma aplicação. Nesse caso, a extensão elétrica deverá ser substituída por uma de capacidade maior.

Instruções

Utilize extensões pequenas para ligar luzes ou eletrônicos de baixa potência (outlet and cord image by jimcox40 from Fotolia.com)
  1. Desconecte o plugue danificado da tomada. Utilize um cortador de fio para cortar o conector danificado e retire 1,3 cm da isolação da pontas dos fios. Se estiverem moldados, então esses dois fios que estão lado a lado são responsáveis por transportarem a energia elétrica. O terceiro fio, que está separado dos outros, é o circuito do terra. Caso o cabo não esteja moldado e os fios estejam separados e identificados por cores, o fio preto e branco fornecem a energia elétrica, enquanto o fio verde é o terra.

  2. Abra o conector novo de reposição. Dentro dele existem parafusos que são conectados aos fios do cabo. Verifique o cabo moldado até a ponta intacta, oriente e deixe-o reto para que ele encaixe no novo conector. Na ausência da identificação por cores, a orientação é importante. Caso contrário, o conector será instalado de ponta cabeça. Utilizando uma chave de fenda, instale os fios orientados de forma correta no conector. Os fios coloridos deverão ser instalados de acordo com as cores dos parafusos; o fio branco no parafuso claro, o preto no parafuso dourado e, por fim, o fio verde deverá ser conectado ao parafuso verde.

  3. Feche a capa do plugue elétrico que foi reparado. Não reutilize a extensão para a mesma aplicação onde muito consumo de corrente poderá danificá-la.

Dicas

  • Se estiver preocupado quanto às suas extensões elétricas, é possível fazer um teste rápido que consiste em sentir a temperatura do cabo. Caso ele esteja um pouco quente, troque-o por uma extensão de maior capacidade. Um teste melhor é determinar os requerimentos de amperagem do circuito. Extensões menores são classificadas para apenas 10 A, porém esse número é menor quanto maior for a extensão. Um secador de 1.500 W supera facilmente essa amperagem. Caso não esteja seguro em desconectar uma extensão danificada, desligue o disjuntor do circuito ou utilize luvas de borracha ao puxar o plugue.

Aviso

  • Os circuitos de 110 V são perigosos quando utilizados incorretamente. Escolha uma extensão de capacidade adequada para uma utilização correta e nunca trabalhe com circuitos energizados.

O que você precisa

  • Cortador de fio
  • Conjunto de chaves de fenda
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article