Passatempos

Como consertar uma fita métrica retrátil

Escrito por g.k. bayne | Traduzido por fatima mesquita
Como consertar uma fita métrica retrátil

Vale a pena consertar quando a trena é de alta qualidade

PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images

Todas as fitas métricas retráteis têm os mesmos componentes básicos. Todas vêm encapsuladas em um estojo de metal ou plástico e usam um mecanismo de atrito para parar o movimento da mola de retração interna. Os modelos que usam metal na "fita" podem ser consertados, mesmo quebrem ou se cortem em duas partes. Alguns fabricantes oferecem, inclusive, peças de substituição. E seguindo um processo simples, é possível consertar bem rapidamente a sua trena retrátil predileta.

Nível de Dificuldade:
Moderada

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Chave de fenda Phillips ou achatada
  • Fita de metal de reposição
  • Mola de retração de reposição
  • Fita crepe

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Use a chave de fenda adequada para remover o parafuso que mantém unidas as duas metades do estojo.

  2. 2

    Com cuidado, separe as duas partes do estojo. Use o dedão para segurar a fita de metal e a mola de retração no lugar, enquanto você remove a parte de cima do estojo. Depois da remoção, coloque um pedaço de fita crepe segurando a fita métrica e o mecanismo de retração no lugar.

  3. 3

    Inspecione a peça de plástico do mecanismo, porque ele pode facilmente escapulir do conjunto. Se este componente estiver quebrado, faça a troca e feche a trena colocando tudo de novo em suas devidas posições. E não deixe de limpar bem o plástico, porque poeira e serragem podem acumular com facilidade ali nas ranhuras.

  4. 4

    Remova uma fita de metal danificada puxando-a devagar para fora do estojo que já deve estar aberto. Mantenha a mola de retração no lugar com o seu dedão. Se quiser, use a fita crepe para fazer esta função.

  5. 5

    Substitua a fita de metal com problemas por uma nova. Use a unidade nova totalmente aberta e estendida, com a mola sobre tensão total de retração. A ligação entre a fita e a mola é simples: há um encaixe macho na fita que deve ser conectado à ranhura fêmea da mola. Lembre-se de que talvez haja um pedaço de fita crepe mantendo as duas partes unidas. Substitua a fita crepe por um novo pedaço que cubra a junta de metal.

  6. 6

    Vá colocando aos poucos a fita de metal dentro do estojo. O conjunto vai tentar puxá-la rapidamente porque a mola está sob tensão total, mas vá devagar.

  7. 7

    Substitua a mola de retração desmontando a trena com os passos descritos acima. Depois que a fita de metal e a mola quebrada forem retiradas, instale a nova mola em uma das metades do estojo. Você notará uma ranhura no poste central do estojo, que é responsável por manter o centro da mola de retração.

  8. 8

    Coloque a nova mola na ranhura do poste central. Encaixe a antiga fita de metal na mola nova seguindo as instruções do passo 5. Vá colocando a fita para dentro do estojo, como explicado no passo 6.

  9. 9

    Coloque as duas metades do estojo juntas de novo e instale o parafuso prendedor. A sua trena retrátil agora deve estar pronta para uso por mais muito anos.

Dicas & Advertências

  • Se você usar a fita crepe para manter a mola no lugar, não se esqueça de removê-la completamente, de modo que não haja interferência alguma na ação de retração.
  • Muitas marcas de trena retrátil oferecem uma linha completa de peças de reposição para os seus produtos. Em alguns casos, é possível repor componentes gastando menos que o valor de uma nova trena de qualidade.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media