Mais
×

Como consertar fones de ouvido com som apenas em um dos lados

Atualizado em 17 abril, 2017

Os preços de fones de ouvido podem variar desde alguns reais até centenas deles, por modelos de boa qualidade; contudo, ninguém deseja gastar muito dinheiro em fones de ouvido apenas para eles apresentarem defeito e reproduzirem sons apenas em um dos lados devido a uma conexão defeituosa. Na maioria dos casos, é a conexão dentro do conector original na base dos fones que causa o problema. Uma verificação simples consiste em mexer no conector; caso consiga ouvir um chiado enquanto faz isso, significa que o conector precisa ser substituído. O foco desse artigo será a substituição do conector, que provavelmente é a causa dos problemas.

Instruções

Conserte rapidamente seus fones de ouvido (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Remova o conector original usando o cortador de fio, ou use a lâmina de barbear caso não tenha um por perto. Corte o mais próximo possível do conector para evitar perdas no comprimento do fio.

  2. Separe os fios com a lâmina de barbear e descasque o isolamento da ponta do cabo do fone de ouvido e do conector substituto. Descascar entre 0,3 e 0,6 cm é o suficiente para a maioria dos conectores de reposição. Os fios são muito finos e delicados, tenha cuidado para não cortá-los, ou será necessário desprezar a parte danificada, perdendo em comprimento.

  3. Descasque o isolamento de dois dos três fios expostos. Descasque 0,6 cm das pontas de cada fio isolado. O fio sem isolamento é o fio terra, geralmente feito em cobre.

  4. Passe o fio por dentro da cobertura plástica do conector. Isso evitará esquecer de colocá-lo depois.

  5. Teste os canais do fone de ouvido encostando os fios expostos aos terminais da pilha, causando sons de estalos no lado ativo do fone de ouvido; não faça isso por muito tempo, pois poderá danificar os alto-falantes. A ponta do conector está sempre do lado esquerdo.

  6. Solde os fios corretos - o canal esquerdo no lado esquerdo e o canal direito no lado direito. A aplicação da solda pode ser facilitada aplicando uma pequena quantidade de solda em cada fio, fazendo uma pequena camada neles, deixando-os prontos para a soldagem. Quando for soldar, será preciso apenas reaquecer os fios com a camada de solda, que será derretida e unirá os fios. Esse processo é conhecido como "estanhagem".

  7. Deslize a cobertura de plástico para cima dos fios que foram soldados.

Dicas

  • Os fios de dentro da cobertura plástica são muito finos e frágeis, é preciso manuseá-los com bastante cuidado.
  • Uma característica importante de uma boa soldagem será o brilho; solda sem brilho é um sinal de "solda fria", ocasionando maus resultados.
  • Cortadores de unha podem ser usados no lugar do alicate cortador de fios, pois eles são muito finos.

Aviso

  • A base da nova conexão pode ser frágil, principalmente se a solda não foi aplicada corretamente; certifique-se de aplicar solda suficiente para obter conexões e soldagens sólidas.

O que você precisa

  • Alicate descascador de fios
  • Alicate cortador de fios
  • Conector P2 substituto
  • Lâmina de barbear
  • Solda
  • Ferro de solda
  • Pilha AA
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article