on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como consertar fórmica que está descolando de uma placa de compensado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Placas de compensado não são ideais para armários, mas muitos de nós não possuímos escolhas graças às restrições orçamentárias. Como aproveitamos ao máximo os armários de compensado que estão envelhecendo? Mantendo o acabamento, aplicando camadas de tinta ou verniz a cada dois anos, não permitindo que puxadores ou dobradiças se soltem. O que fazer com a fórmica que se descolou? Na maioria dos casos, existem várias soluções que irão ajudar.

Instruções

    Consertando a fórmica

  1. Use cola para madeira e fita crepe para consertar pequenas áreas danificadas nas bordas dos armários, das portas ou gavetas. Aplique cola branca de carpinteiro com um pincel pequeno ou com um cotonete, diretamente no compensado embaixo da fórmica que descolou. Pressione a fórmica firmemente no local. Use a fita crepe para prender as peças no lugar até que a cola seque.

    Loading...
  2. Corte bolhas presentes na fórmica usando um estilete. Aplique um pouco de cola na área afetada, usando uma seringa, que pode ser comprada na maioria das lojas de tintas, e então pressione a fórmica para que fique plana. Se possível, faça com que a parte danificada fique plana e coloque alguns pesos para que ela permaneça assim. Em superfícies verticais, que não pode ser removidas, um pedaço largo de fita crepe pode ser usado para manter a fórmica no lugar.

  3. Use cola para madeira e grampos em "C" para manter a fórmica plana em grandes áreas. Se estiver faltando algum pedaço de fórmica, corte um pedaço novo, com o mesmo padrão e do tamanho de todo o painel. Aplique cola de contato no painel existente e na parte de trás da fórmica cortada. Siga as instruções do fabricante a respeito do tempo de secagem, e com cuidado coloque a nova peça sobre a antiga. Um rolo de pressão pode ser usado para pressionar a fórmica no local.

  4. Use uma fresa com uma broca plana para cortar o excesso nas bordas. Uma faca serrilhada para carne é outra boa ferramenta para se cortar o excesso de fórmica. Evite usar estiletes para cortar fórmica, pois eles cortam sem controle e podem causar acidentes.

  5. Permita que a cola de contato seque e então lixe as bordas. Aplique verniz e faça o acabamento de acordo com as instruções do fabricante.

Loading...

O que você precisa

  • Cola para madeira
  • Fita crepe
  • Grampos em "C"
  • Estilete
  • Fórmica
  • cola de contato
  • Fresa ou faca para carnes
  • Bisnaga de tinta
  • Rolo de pressão ou um rolo pesado

Referências

Loading ...
Loading ...