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Como consertar um freio dianteiro que está esfregando na roda da motocicleta

Escrito por justin wash | Traduzido por gabriela drumond
Como consertar um freio dianteiro que está esfregando na roda da motocicleta

Freios a disco raramente ficam desajustados, mas, quando isso acontece, é relativamente fácil de ser consertado

disc brakes image by KtD from Fotolia.com

Os freios a disco em sua motocicleta são construídos para proporcionar um desempenho melhor do que qualquer outro tipo de freio. Freios a disco são compostos de pastilhas de freio, estribos e o rotor. A pinça de freio abriga as pastilhas de freio, que espremem o rotor quando você aplica pressão sobre a alavanca de freio. O sistema é controlado por um fluido hidráulico em vez de cabos, de modo a reduzir a frequência de ajustes. Mas, mesmo assim, às vezes eles podem sair do ajuste e as pastilhas de freio podem ficar esfregando o rotor na roda constantemente.

Nível de Dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Chave de soquete
  • Laço de fios
  • Conjunto de soquete
  • Conjunto de chave sextavada
  • Alavanca de pneu ou objeto semelhante

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Instruções

  1. 1

    Coloque a sua moto em uma superfície plana e nivelada, e abaixe o cavalete central, se tiver um. Se não, o descanso lateral irá funcionar bem para realizar esse procedimento, só tome cuidado para não bater a moto no lado oposto do encosto enquanto você estiver trabalhando.

  2. 2

    Examine a roda dianteira e a instalação do freio. A grande maioria das pinças de freio dianteiros ficam para fora, logo, você poderá acessá-las facilmente. Em algumas motos, no entanto, pode ser necessário remover uma tampa para conseguir trabalhar. Consulte o manual do proprietário se não tiver certeza. Em seguida, remova todas as peças necessárias para obter acesso total à instalação de freio.

  3. 3

    Localize os dois parafusos de fixação que prendem a pinça de freio na bifurcação dianteira. Remova os parafusos com uma soquete e uma chave inglesa, ou chave sextavada, dependendo do modelo da motocicleta, e puxe a pinça de freio para longe do rotor e da roda dianteira. Use a alavanca de pneu ou um objeto forte similar para empurrar as pastilhas de freio para a parte externa do paquímetro. Isto irá forçar o fluido de freio de volta para o reservatório principal, essencialmente repondo o alinhamento das pastilhas de freio.

  4. 4

    Coloque a pinça de freio de volta no lugar e recoloque os parafusos de fixação retirados anteriormente. Não aperte-os totalmente. Apenas aperte-os o suficiente para segurar a pinça no lugar. Aperte a alavanca de freio dianteiro várias vezes. Ela vai estar suave no início e lentamente recuperará a sua firmeza. Use um laço de fios para segurar a alavanca do freio na posição fechada

  5. 5

    Retorne ao freio dianteiro e aperte os parafusos da pinça de freio dianteiro de forma segura, utilizando um soquete e uma chave inglesa ou uma chave sextavada. Com a alavanca de freio fechada, a pinça de freio não deve se mover ou girar enquanto você aperta os parafusos de montagem. Quando terminar, corte o laço de fios na alavanca de freio e leve a sua motocicleta para um passeio. O freio agora deve estar perfeitamente alinhado e não deve esfregar na roda enquanto a alavanca de freio estiver na posição aberta.

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