Como Consertar os Freios a Tambor de um VW

Escrito por jerry garner | Traduzido por thiago andre scarani
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como Consertar os Freios a Tambor de um VW
Muitos modelos VW usam freios a disco na dianteira e a tambor na traseira (yellow car image by JoLin from Fotolia.com)

Os freios a tambor são um tipo de freio em que as sapatas ficam dentro de um suporte fechado que gira junto com a roda. É um dos sistemas de freio mais antigo, sendo mais novo apenas que os freios a alavanca manual usados nos primeiros automóveis. Muitos carros ainda usam freios a tambor. A Volkswagen, por exemplo, usa freios a tambor no eixo traseiro de muitos carros, incluindo o Jetta e o Beetle. Esses freios eventualmente gastam e precisam de reparos. Felizmente, consertá-los num VW é um procedimento simples se você tiver experiência em reparos e as ferramentas certas.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Chave de roda
  • Macaco
  • 2 cavaletes automotivos
  • Martelo de borracha
  • Ferramenta para molas
  • Ferramenta de remoção de sapata de freio

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Coloque o carro em um bom lugar para trabalhar. Estacione-o numa superfície plana e nivelada com bastante espaço em volta. Puxe o freio de mão antes de sair do carro.

  2. 2

    Remova a calota ou a calotinha central das rodas traseiras. Use a chave de roda para soltar os parafusos da roda. Eles não devem ser removidos ainda, mas devem receber cerca de 1/4 de volta no sentido anti-horário para que se consiga removê-los facilmente após elevar o carro.

  3. 3

    Eleve a traseira do carro. Use o macaco que fica no porta-malas. Coloque-o abaixo de uma das soldas da carroceria. Usa a alavanca para girar o macaco, levantando o carro. Levante-o um pouco acima da altura desejada, coloque o cavalete automotivo abaixo do eixo traseiro, próximo de cada pneu, e abaixe o macaco para que o cavalete segure o peso do carro.

  4. 4

    Remova todos os parafusos das rodas traseiras e separe-os para que sejam recolocados ao fim do procedimento. Tire as rodas do cubo e coloque-as de lado. Agora você tem acesso direto aos tambores de freio.

  5. 5

    Remova os tambores para ter acesso às sapatas e lonas de freio. Veja se o tambor tem sinais de ferrugem ou corrosão antes de removê-lo. Se tiver, pode ser necessário bater levemente no tambor com um martelo ou marreta de borracha antes de removê-lo. Ele deve sair do cubo facilmente.

  6. 6

    Remova a mola do freio de cada sapata. Coloque uma ferramenta para molas na ponta de cada mola. Use a ferramenta para comprimir a mola antes de soltar para que ela não se danifique.

  7. 7

    Prenda uma ferramenta de remoção de sapata de freio no retentor da mola, que é o lugar de onde você retirou a mola. Aperte firmemente e gire no sentido anti-horário para remover a sapata de freio. Coloque a sapata nova no lugar e trave-a girando a ferramenta no sentido horário.

  8. 8

    Coloque a mola, que ainda deve estar comprimida na ferramenta de remoção de molas, de volta no lugar. Use a ferramenta para descomprimí-la lentamente até que ela esteja aberta o suficiente para prender no retentor de mola.

  9. 9

    Coloque o tambor de volta no lugar. Ele deve encaixar facilmente.

  10. 10

    Coloque as rodas de volta no carro e aperte os parafusos o máximo possível com suas mãos.

  11. 11

    Levante o macaco um pouquinho para que o carro saia de cima dos cavaletes. Remova os cavaletes e abaixe o macaco todo.

  12. 12

    Use a chave de rodas para dar o aperto final nos parafusos. Isso tem que ser feito com o carro no chão, pois o peso do carro fará com que a roda não gire enquanto você aperta. Recoloque as calotas ou calotinhas centrais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível