×
Loading ...

Como consertar furos em camisas de algodão

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Seja porque sua camisa foi atacada por mariposas, enroscou-se em um anel ou foi para a guerra, furos em roupas de algodão podem ser um problema. Infelizmente, se o furo não estiver localizado ao longo da costura, não há forma de fazer um reparo perfeito. No entanto, é possível reparar qualquer tipo de furo bem o suficiente para que a camisa fique própria para uso novamente.

Um furo na camisa não precisa significar adeus (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Reparando um furo na costura

Furos localizados ao longo da costura em uma camisa de algodão são os mais fáceis de reparar. Isso é feito simplesmente virando a camisa ao avesso, fixando a costura no lugar com alfinetes, para cobrir o furo, e costurando ao longo da costura, com uma máquina, utilizando o mesmo padrão de ponto utilizado em toda a camisa. É importante usar a mesma cor de fio que foi usada em toda a camisa.

Loading...

Costurando um furo

Se o furo na sua camisa de algodão for muito pequeno, o melhor método de reparo é costurar o fio à mão, usando um fio que combine com a cor da camisa. Costure a camisa em um movimento de "dentro e fora" até que o furo esteja coberto com fio, sem unir o tecido, pregueando-o. Haverá uma pequena irregularidade na camisa, mas como o furo é pequeno o suficiente, o fio combinando deverá tornar o reparo praticamente perfeito.

Emendando um furo

Nos furos em camisas de algodão que são muito aparentes, ou maiores do que 7,5 mm em diâmetro, para que ambos os lados se toquem, o furo deverá ser virado ao avesso e pregueado. Então, deve-se costurar o furo à mão, usando uma agulha de fio duplo e um padrão de ponto longo. Quando a costura estiver completa, vire a camisa para o lado correto e certifique-se de que o furo estará completamente coberto. Esse método pode causar alguns desfiamentos na área da camisa onde o furo está, porém ao menos o fechará.

Remendando um furo

Para furos grandes é possível utilizar um remendo. Já que o remendo de furos não é a solução ideal, esse é o melhor método para cobrir um furo grande sem franzir ou alterar o tamanho da camisa. Para isso, corte o furo em um quadrado reto e vire a camisa ao avesso. Então corte um pedaço de tecido 1,5 cm maior em todo o perímetro do quadrado, fixe-o no lugar, com alfinetes, e costure usando um fio que combine com a camisa.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...