Mais
×

Como consertar uma gaveta ou armário da cozinha

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Gavetas grudentas, portas tortas, prateleiras frouxas, puxadores perdidos... qualquer um que more em uma casa já passou por esse tipo de coisa. Trocar armários antigos pode ser difícil financeiramente, mas pequenos reparos nas gavetas ou armários são baratos, fáceis e exigem ferramentas comuns.

Instruções

    Problemas de peças

  1. Desmonte as gavetas ou portas do armário. Para as portas, desparafuse as dobradiças, solte a porta e deixe-a de lado. Coloque as dobradiças e parafusos em uma bolsa para não perdê-los. Para a gaveta, esvazie-a, remova-a do trilho puxando-a até o final e levantando a frente.

  2. Procure por danos na madeira do armário. Se os buracos do parafusos aumentaram ou se desfizeram, conserte com o mástique e deixe secar antes de prosseguir com os reparos.

  3. Remova as dobradiças e os trilhos, incluindo as partes anexas ao armário. Leve essas peças à loja de materiais para comparar. Compre novas do mesmo tamanho e sentido (para cima ou lados para trilhos, direita ou esquerda para portas). Para um acabamento profissional, substitua todas as partes visíveis na cozinha ao mesmo tempo.

  4. Substitua as peças e remonte-as no armário usando os parafusos para madeira. Você pode precisar fazer novos furos se as peças forem em lugares diferentes do original

    Perda de firmeza

  1. Remova o fundo da gaveta ou prateleira frouxa.

  2. Meça a parte de dentro da gaveta ou do armário e corte um pedaço de madeira com ao menos 1,3 cm de grossura para caber.

  3. Para uma gaveta, coloque o fundo no lugar e parafuse-a no lugar pelo lado de fora.

  4. Para uma prateleira, lixe a parte de cima e as laterais antes de substitui-la. A substituição depende dos apoios. Pode ser que ela use apoios simples ou parafusos. Se parafusar a prateleira no lugar for difícil, instale apoios de madeira de 2,5 por 2,5 centímetros no armário e coloque a prateleira em cima ou use apoios em L para aumentar a sustentação. Se a prateleira for usada para itens pesados, adicione um apoio transversal pelo meio.

Dicas

  • Use proteção para os olhos quando for usar ferramentas elétricas.
  • Aplique uma camada de WD-40 nas peças para tornar a instalação mais simples e repita se necessário.
  • Se as peças do armário ou gaveta estiverem em bom estado, você pode reposicioná-las em vez de substituí-las. Colocar os parafusos um pouco para cima da posição oficinal pode eliminar a frouxidão em uma porta simples e eliminar a necessidade de substituir todas as peças internas.

O que você precisa

  • Peças do armário
  • Mástique
  • Lixa em bloco
  • Chave de fenda
  • Parafusos para madeira
  • WD-40
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article