on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como consertar gavetas de madeira emperradas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Como consertar gavetas de madeira emperradas. Gavetas de madeira emperradas são um problema no dia a dia. Vários são os motivos que podem levar a isto - por exemplo, parafusos ou grampos soltos que deveriam estar funcionando bem, corrediças ou cantos quebrados ou até mesmo a umidade do ar. Felizmente, você pode consertar a maior parte destes problemas e fazer com que sua gaveta deslize com facilidade.

Instruções

Conserte gavetas de madeira emperradas

    Consertando gavetas emperradas

  1. Descubra o que está provocando o emperramento. Retire a gaveta do trilho e observe se existe alguma obstrução aparente. Às vezes é algo simples, como uma meia caída sobre as corrediças.

    Loading...
    Descubra o que está provocando o emperramento (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
  2. Verifique se a estrutura da gaveta está solta ou se soltando. Um grampo, prego ou parafuso solto pode fazer a gaveta descanhotar ou sair de enquadramento, gerando o problema. Aperte fixadores soltos ou simplesmente os substituas por novos (não coloque os novos nos mesmos furos dos antigos).

    Veja se não há nenhum grampo, prego ou parafuso solto (Visage/Stockbyte/Getty Images)
  3. O reparo de uma corrediça de gaveta é um processo com vários passos. Primeiro, remova a corrediça da gaveta, aplique a cola de carpinteiro tanto na corrediça quanto na gaveta e recoloque a corrediça. Deixe a cola secar por uma noite e então volte a gaveta para o lugar.

    Use cola de carpinteiro (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  4. Corrediças ou cantos quebrados podem ser substituídos por novos. Estas peças podem ser encontradas em lojas especializadas ou você pode fazer as suas usando pequenos moldes cortados para se ajustarem ao local.

    Corrediças ou cantos quebrados podem ser substituídos por novos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  5. A gaveta continua emperrando, mas você não vê nenhuma obstrução? Lixar a gaveta pode ajudar. Use uma lixa média (abrasividade entre 80 e 100) e um bloco de lixar (não uma lixadeira elétrica) para desbastar cantos e deslizadores. Trabalhe lentamente e observe com frequência se a gaveta começa a deslizar com facilidade.

    Lixar a gaveta pode ajudar (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

    Prevenindo o emperramento

  1. Aplique parafina ou cera de abelhas ou até mesmo sabonete (só não use um que contenha amaciante para pele) nas bordas inferiores e corrediças da gaveta.

    Aplique parafina ou cera de abelhas ou até mesmo sabonete (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  2. Fita de náilon adesiva pode ser colocada nas bases e nas corrediças das gavetas. Uma vez que ela esteja colocada, você não precisará usar cera ou sabonete para auxiliar no deslizamento.

    Fita de náilon adesiva pode ser colocada nas bases e nas corrediças (Comstock/Comstock/Getty Images)
  3. Aplique poliuretano ou pinte as laterais e as bases de suas gavetas para impedir que a umidade seja absorvida e inche a madeira.

    Aplique poliuretano ou pinte a madeira (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
Loading...

Dicas

  • Gavetas que emperram podem causar frustração, mas se uma de suas gavetas começar a emperrar, não a force ou a empurre com raiva. Você provavelmente causará mais dano a ela e possivelmente irá quebrar a gaveta de um jeito que não haverá conserto.

O que você precisa

  • Cera de abelhas ou de parafina
  • Sabonete
  • Alicate
  • Parafusos e chave de fenda
  • Cola de carpinteiro
  • Lixas
  • Martelo
  • Corrediças e cantos para reposição (possivelmente)
  • Bloco de lixar
  • Fita de náilon deslizante
  • Tinta ou poliuretano
Loading ...
Loading ...