Como consertar um jet ski modelo stand up da Kawasaki

Escrito por brianna byrne | Traduzido por pedro lopes
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Como consertar um jet ski modelo stand up da Kawasaki
Uma mangueira de jardim pode ser uma ferramenta poderosa se o motor estiver superaquecendo (garden hose image by Sirena Designs from Fotolia.com)

Patenteando a marca "Jet Ski" e dando início a produção do modelo stand up, a Kawasaki tem feito parte da industria de veículos marítimos desde o início de 1970. Ainda que a especialidade da Kawasaki agora seja em modelos que os ocupantes pilotam sentados, a marca ainda fornece assistência aos proprietários dos produtos antigos. Para estes modelos, a marca oferece um guia de problemas e dicas de reparos básicos no manual do proprietário. Apesar da enorme variedade na engenharia ao longo dos anos, reparos básicos são similares para todos os modelos stand up.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Chave inglesa
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • pano
  • escova com fios de metal
  • bateria nova
  • gasolina aditivada
  • óleo de motor para jet ski, Kawasaki
  • mangueira de jardim ligada a uma fonte de água fresca
  • adaptador macho de mangueira de 9,5 mm

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Instruções

    Motor não liga

  1. 1

    Acione a partida do jet ski. Se o motor não funcionar, pode haver um problema no sistema elétrico.

    Como consertar um jet ski modelo stand up da Kawasaki
    Jet skis do modelo stand up são mais raros hoje em dia (Peter Macdiarmid/Getty Images News/Getty Images)
  2. 2

    Verifique o interruptor principal do sistema de partida, localizado no manete esquerdo da maioria dos jet skis. Certifique-se de que o interruptor está totalmente virado para a direita. Do contrário, o motor de arranque não funcionará.

  3. 3

    Remova a tampa do motor e verifique a bateria que fica no canto esquerdo do propulsor, perto do carburador, na maioria dos jet skis.

  4. 4

    Remova a bateria e desconecte primeiro o cabo preto (terra) da bateria, seguido pelo cabo vermelho. Desfaça as alças de borracha que prendem a bateria e levante-a com cuidado sem deixá-la virar.

  5. 5

    Limpe os terminais da bateria, se estiverem sujos ou com crostas. Use uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma xícara de água para a limpeza. Seque bem os terminais da bateria com um pano.

  6. 6

    Remova qualquer tipo de corrosão dos terminais com a escova com fios de metal.

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    Substitua a bateria por outra da mesma voltagem, se a corrosão for extrema ou se a bateria estiver danificada.

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    Recarregue a bateria por completo com um carregador ligado a outra fonte de energia.

  9. 9

    Reinstale a bateria mas, desta vez, conecte primeiro o cabo vermelho e, depois, o preto.

  10. 10

    Dê a partida. Se o motor não reagir, leve o jet ski em uma concessionária para inspeção.

    Motor não pega, falha na ignição ou perda de potência

  1. 1

    Dê a partida, se o motor funcionar mas não ligar por completo, ou estiver perdendo potência, verifique o nível de combustível.

  2. 2

    Reabasteça usando uma mistura de gasolina com óleo para ignição numa proporção de 40:1, se o nível do combustível estiver inadequado. Use apenas gasolina aditivada e óleo Kawasaki de motor para jet ski.

  3. 3

    Remova a tampa do motor e verifique as velas, que ficam em cada um dos cilindros do jet ski. A quantidade e o tipo específico das velas podem variar de acordo com modelo e ano do jet ski. Consulte a seção de manutenção do manual do proprietário para maiores informações.

  4. 4

    Remova a capa das velas e, usando uma chave de vela, gire cada vela para o sentido anti-horário e remova-a gentilmente do cilindro.

  5. 5

    Substitua a vela pelo modelo do manual do proprietário caso o eletrodo original esteja danificado, queimado, esbranquiçado ou corroído.

  6. 6

    Meça a folga entre cada eletrodo e a vela - distância entre o gancho da vela e o eletrodo. A distância necessária varia de acordo com o modelo e pode ser encontrada na parte de manutenção do manual do proprietário.

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    Diminua a folga, caso esteja muito larga, pressionando a ponta da vela contra uma superfície dura.

  8. 8

    Encurte o espaço com o medidor de folga de vela, apertando gentilmente o final da vela.

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    Reinstale cada vela em seu cilindro com a chave de vela e recoloque a tampa.

  10. 10

    Dê partida mais uma vez. Se o problema persistir, contate uma concessionária Kawasaki

    Superaquecimento

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    Primeiramente, verifique a bomba, que fica localizada na traseira do jet ski. Desligue o motor e remova todos os tipos de detritos ou algas que possam ter ficado presos.

  2. 2

    Leve o jet ski para o mecânico drenar o tanque de combustível caso desconfie que uma mistura diferente, de 40 partes de gasolina aditivada para 1 de óleo Kawasaki para motor de jet ski, tenha sido usada.

  3. 3

    Com uma mangueira de jardim, remova qualquer tipo de detrito que possa ter acumulado no sistema de refrigeração. Para adaptá-la, use o adaptador macho de 9,5 milímetros.

  4. 4

    Desconecte a mangueira de água do sistema de refrigeração, que fica localizada dentro do compartimento do motor, perto do casco.

  5. 5

    Conecte a mangueira de jardim, com o adaptador macho de 9,5 mm, ao sistema de refrigeração. Antes de ligar a água da mangueira, ligue o motor e espere a marcha lenta estabilizar.

  6. 6

    Abra a torneira e ajuste o fluxo da água até que uma pequena corrente flua constantemente pela passagem de água à esquerda do jet ski.

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    Permita que o jet ski funcione por vários minutos com a água percorrendo o sistema de refrigeração.

  8. 8

    Feche a torneira e remova a mangueira com o jet ski ainda em funcionamento.

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    Acelere o motor algumas vezes até limpar toda a água pelo sistema de escape.

  10. 10

    Recoloque a mangueira do sistema de refrigeração no lugar e recoloque a tampa do motor.

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    Ligue, novamente, o jet ski e consulte uma concessionária Kawasaki caso ele continue superaquecendo.

Dicas & Advertências

  • Reparos mais complexos são melhor executados por mecânicos experientes ou uma concessionária Kawasaki.
  • Para prevenir incêndios, quando estiver carregando gasolina, não fume, ou trabalhe perto de um local com chamas.
  • Usar luvas e óculos durante a manutenção da bateria pode prevenir queimaduras por ácido.
  • Use apenas peças recomendadas pelo manual do proprietário do jet ski em questão para evitar danos ao motor.

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