Mais
×

Como consertar o lado do fone de ouvido que não sai som

Atualizado em 20 julho, 2017

Quer você esteja em movimento com o seu MP3, quer esteja assistindo a um filme em um avião ou simplesmente relaxando em casa, você já sabe que ouvir um programa de áudio com fones de ouvido é divertido e conveniente. Quando, como às vezes acontece, o som não sai em um ouvido, nem tudo está perdido. Geralmente, o problema tem a ver com uma ligação solta ou quebrada em uma extremidade do cabo de ligação. Ele estende-se entre a espuma do alto-falante do fone de ouvido e o plugue que liga ao amplificador. Você pode aplicar uma das várias reparações para resolver o problema.

Instruções

Você pode reparar os seus fones de ouvido se eles não estiverem funcionando corretamente (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Verifique se os fones de ouvido funcionam com outro dispositivo para ter certeza que o problema está neles.

  2. Abra o lado do fone de ouvido que não está funcionando. Use uma chave de fenda para romper o compartimento do alto-falante, expondo os fios conectados aos seus dois lados. Os fios têm cores diferentes, geralmente vermelho (para positivo) e preto (para negativo ou plugue).

  3. Examine as conexões para ver se encontra rachaduras na solda. Se elas estiverem presentes em ambos os lados, aplique um ferro quente de soldar para derreter o fluxo e ressoldar os condutores, se necessário. Se as conexões estiverem intactas, avance para a Etapa 4.

  4. Utilize um verificador de circuito ou um multímetro para examinar se o fio contém rompimentos. Defina o aparelho no modo "Continuidade" e junte os cabos condutores. A seta do medidor deve se mover até o final do lado direito do medidor. Coloque um dos cabos condutores sobre o fio preto na junção metálica onde a extremidade do fio toca o alto-falante. Toque a outra extremidade do fio de ligação na base do plugue dos fones de ouvido. O medidor deve se mover até o final do lado direito do indicador; no verificador de circuito, o diodo emissor de luz (LED) deve acender e permanecer aceso enquanto os cabos estão conectados.

  5. Toque o cabo no fio vermelho na ligação do alto-falante e toque o outro cabo na ponta do plugue do fone de ouvido. Se nada acontecer, encoste o mesmo cabo no próximo ponto baixo -- no plugue acima da área da base. Uma dessas ações deve mover o medidor para a direita. Se não, desencape o fio de 2,50 cm a 5 cm acima do plugue do fone de ouvido e verifique a continuidade ligando vermelho com vermelho e preto com preto. Ambos os testes devem mover o medidor para a direita, representando continuidade. Se um dos lados falhar no teste, substitua o fio condutor do fone de ouvido para o plugue.

  6. Substitua o plugue do fone de ouvido se tiver continuidade no fio mas não no plugue. Corte o fio no lugar que você desencapou para verificar se há continuidade e deslize o plugue do fone de ouvido ao longo do fio. Suavemente, tire os fios e solde-os nas ligações apropriadas. Os fios dos canais esquerdo e direito geralmente são vermelho e branco ou amarelo; o do plugue é sempre preto. Os plugues conectores são geralmente rotulados como "L" para o canal esquerdo, "R" para o canal direito e "G", "Neg" ou "—" para o plugue.

  7. Substitua o alto-falante se você começar a obter continuidade tanto do canal estragado quanto das conexões de aterramento. Peça o alto-falante substituto ao fabricante ou a um vendedor de alto-falante (um está listado em na seção "Recursos" abaixo). Os fabricantes montam os alto-falantes de fones de ouvido de várias maneiras.

Dicas

  • Trabalhar com componentes eletrônicos requer um conjunto específico de ferramentas projetadas para a reparação e manutenção de computadores e eletrônicos. Se possível, obtenha um conjunto e use-o quando estiver trabalhando com esse tipo de unidade. Utilize um ferro de solda e uma solda eletrônica projetada para componentes eletrônicos.

Aviso

  • Os fios dos cabos dos fones de ouvido são extremamente delicados. Tenha muito cuidado quando for desencapar e soldá-los.

O que você precisa

  • Multímetro
  • Chave de fenda
  • Ferro de soldar e solda eletrônica
  • Plugue de fones de ouvido substituto (se necessário)
  • Cortador de arame e alicate para desencapar fios
  • Alto-alante substituto (se necessário)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article