×
Loading ...

Como consertar lentes arranhadas em óculos

Atualizado em 17 abril, 2017

Se a lente do óculos estiver com riscos, uma opção é comprar um novo. Mas se a lente estiver com a prescrição correta, pode ser possível tentar preservá-la. Muitas lentes são feitas com revestimentos anti-reflexo, e arranhões feitos nesse tipo de superfície podem ser removidos. Mesmo arranhões leves nas próprias lentes podem ser polidos, economizando dinheiro e aumentando a vida útil do óculos.

Instruções

É possível remover arranhões pequenos do óculos (Image Source/Digital Vision/Getty Images)
  1. Localize os riscos e determine se as lentes possuem um revestimento anti-reflexo. Para descobrir isso, coloque-as na luz em um ângulo. Será possível ver uma tonalidade verde nas lentes. Se tiverem o revestimento, tente remover os arranhões primeiro dessa camada. Se não tiver, pule para o Passo 4.

    Loading...
  2. Com um cotonete, aplique gentilmente um produto de limpeza de lente que pode ser comprado no optometrista ou de um kit de limpeza de CDs. Não espalhe o produto com força, pois é uma substância abrasiva que pode arranhar ainda mais os óculos. Use uma quantidade generosa e passe na superfície da lente inteira uniformemente.

  3. Enxágue o produto com água depois de cinco minutos. Pode ser necessário remover cuidadosamente qualquer excesso de produto com um pano macio, tomando cuidado para não arranhar as lentes. Examine-as na luz para ver se o revestimento e os arranhões sumiram. Se ainda tiver revestimento nas lentes, repita os Passos 2 e 3. Se o revestimento saiu, mas ainda tem arranhões, passe para o Passo 4.

  4. Passe creme ou spray de polimento de um kit de limpeza nas lentes. Eles podem ser comprados on-line ou nas lojas de óculos. Certifique-se de passar o produto nas lentes de forma homogênea.

  5. Esfregue os arranhões superficiais das lentes, utilizando o pano macio fornecido com o kit de polimento. Pode ser preciso usar um pouco de força para polir gradualmente os riscos. Repita os Passos 4 e 5 até os arranhões superficiais terem sido removidos.

Loading...

Dicas

  • Se houver arranhões muito profundos, pode ser preciso comprar um par de óculos novo. Vá ao oftalmologista para ver as opções.

Aviso

  • Remover arranhões com o produto de limpeza de cds só funcionará com lentes de policarbonato. Utilizar esse método nas lentes diretamente irá deixá-las foscas.
  • Seja extremamente cuidadoso quando utilizar esse produto, pois pode queimar a pele e irritar os olhos e a boca. Use luvas de borracha e mantenha a substância longe do rosto, animais de estimação e crianças pequenas.
  • Certifique-se de remover todo o produto antes de usar um kit de polimento pois, se for esfregado, o produto arranhará a lente.
  • Esse produto removerá o revestimento anti-reflexo, que bloqueia os raios UV nocivos. Se não quiser remover a proteção solar das lentes, a melhor opção é ir em um loja de óculos comprar um novo.

O que você precisa

  • Produto de limpeza de lente
  • Kit de polimento de lentes
  • Cotonetes

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...