×
Loading ...

Como consertar e ligar plugues para tomadas em fios elétricos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Lâmpadas, secadores de cabelo e ventiladores são apenas alguns objetos que precisam de fios elétricos para energia. Os fios que estão em boas condições servem duas funções importantes. Primeiro, ele dão energia às nossas ferramentas e equipamentos. Segundo, eles protegem a nós e nossos filhos da eletricidade que os percorre. Quando esses fios são cortados ou danificados, trocar o equipamento não é a única solução. Outra opção é trocar o segmento danificado do fio.

Instruções

Fiação antiga é perigosa (light with extension cord image by Gareau Enterprises from Fotolia.com)
  1. Corte o plugue antigo deixando aproximadamente 15 cm do fio antigo no equipamento.

    Loading...
  2. Separe o fio cerca de 7,5 cm. A maioria dos fios de aparelhos, especialmente os produzidos na China, é feita com dois fios colados. Use o descascador de fios para retirar de 1,2 a 2,5 cm de isolante de cada lado. Isso vai deixar as pontas com o fio metálico exposto.

  3. Olhe para o fio antigo que foi removido. O tamanho ou diâmetro deve estar indicado. A maioria das lâmpadas tem 1 ou 1,29 mm. Equipamentos maiores possuem fios mais grossos. Quando maior o diâmetro, mais grosso é o fio. Nunca use um fio mais fino que o original. Fios mais finos suportam correntes menores e podem superaquecer.

  4. Pegue um fio substituto de tamanho igual ou maior ao original. Descasque 1,2 cm das pontas dele. Olhe para o plugue do fio antigo e determine se ambos os pinos são do mesmo tamanho ou se um é maior que o outro. Se forem do mesmo tamanho, então, não importa qual pino do plugue novo é ligado a qual fio. Se eles forem diferentes, então, preste atenção no plugue antigo. Normalmente, se são diferentes, um dos fios vai ter uma faixa que representa o pino maior do plugue.

  5. Torça uma ponta metálica do fio com uma do plugue novo. Repita esse processo para o segundo fio. Para conectividade maior, você pode soldar os fios juntos ou usar uma porca para fios elétricos. Uma vez que a conexão estiver feita, enrole cada fio separadamente com fita isolante. Quando cada fio estiver enrolado, segure os dois juntos e enrole-os com mais fita.

Loading...

O que você precisa

  • Fita isolante
  • Tesoura
  • Alicate de corte
  • Descascador de fios

Referências

Loading ...
Loading ...