Mais
×

Como consertar uma luminária quando uma lâmpada não acende?

Há duas razões para que uma boa lâmpada não funcione em uma luminária. Certos tipos de lâmpadas, como as novas fluorescentes compactas, não funcionarão em alguns dispositivos. Outros problemas podem envolver a falta de corrente elétrica e, às vezes, a luminária ou o seu bocal está com alguma falha. Diagnosticar o problema é tão importante quanto fazer o reparo.

Instruções

Às vezes, a solução para uma luminária que não funciona é uma lâmpada incandescente de estilo antigo (bulb image by AGphotographer from Fotolia.com)
  1. Retire a lâmpada do bocal na luminária.

  2. Use um medidor de tensão para testar a corrente na tomada. Toque uma sonda do medidor na parte elevada no fundo do bocal. Toque a outra sonda na parede interior do bocal. Certifique-se de que o interruptor na luminária ou na parede esteja ligado. Se houver corrente sendo fornecida para o encaixe, o medidor acenderá ou emitirá um som, dependendo do tipo de aparelho.

  3. Insira uma lâmpada incandescente no bocal caso haja corrente elétrica entrando. Em algumas luminárias a base de uma lâmpada fluorescente compacta impede o fundo da mesma de entrar em contato com o fundo do bocal.

  4. Localize e desligue o disjuntor que fornece energia elétrica para a luminária, caso tenha sido determinado que nenhuma corrente estava presente.

  5. Retire a luminária do teto ou da parede. Isso pode envolver a remoção de parafusos de fixação, o que pode envolver puxar as molas da luminária do teto; o método exato variará de acordo com o equipamento. Puxe a luminária para expor os fios. Devem haver três fios: um fase (preto), um neutro (branco) e um terra (verde ou cobre nu).

  6. Remova as porcas dos cabos sobre os fios neutros e fases e os distorça. Empurre os fios da luminária para fora do caminho. Coloque os fios fase e neutro provenientes do sistema elétrico da casa em uma posição onde você possa acessá-los sem tocá-los com as mãos.

  7. Ligue o disjuntor. Toque cada uma das sondas do medidor em cada fio que sai do sistema elétrico doméstico. Caso o medidor acenda ou emita um sinal sonoro, você saberá que é porque há corrente sendo fornecida para a luminária, e a melhor opção é substituí-la. Siga as instruções de como instalar uma nova luminária.

  8. Chame um eletricista caso o medidor não responda positivamente ao testar aos fios da casa. Talvez haja um problema mais sério com o sistema elétrico que necessite de habilidades profissionais.

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Medidor de voltagem
  • Lâmpada incandescente
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article