×
Loading ...

Como consertar uma máquina de solda que não se abastece com arame

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Máquinas de solda que não se abastecem com o arame de solda normalmente têm um dentre dois problemas: há um acúmulo de escória no bico do maçarico ou a mola de tensão do alimentador de arame está frouxa. Motores internos danificados não devem ser reparados em casa. É melhor consertar os problemas elétricos internos consertados por um técnico qualificado em reparos de máquinas de solda.

Instruções

Com o tempo, os bicos das pistolas se enchem de escória, bloqueando a passagem do arame (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Desenrosque o bico da pistola de solda. Você pode não conseguir dizer se o bico está obstruído apenas olhando-o, mas por ser muito barato, trocar um bico é apenas uma inconveniência menor.

    Loading...
  2. Puxe o arame de solda pela pistola e passe o bico pelo arame. Enrosque o bico e então ligue a máquina para verificar se o arame está passando. Se não, continue para o passo seguinte.

  3. Abra a lateral da unidade de solda para checar a tensão da mola na unidade de alimentação de arame. Esta é controlada por uma porca borboleta que prende uma haste, pressionando o arame de solda entre duas rodas metálicas. A roda de baixo é a que move o arame. Aperte um pouco a porca borboleta, mas não exagere. Muita tensão pode dobrar o arame de solda.

  4. Aperte o gatilho da máquina de solda novamente, prestando atenção em particular à roda inferior de alimentação do arame. Se o arame for abastecido, problema resolvido. Se você perceber que a roda inferior de alimentação não se move, retire toda a tensão da porca borboleta e tente novamente. Se ainda assim a roda não se mover, quer dizer que o motor de alimentação do arame ou a placa do circuito estão queimados e precisam de substituição, feitas por um técnico qualificado.

Loading...

O que você precisa

  • Bico de maçarico para substituição

Referências

Loading ...
Loading ...